Publicado em 08/03/2019 às 10:48, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Dia Internacional da Mulher: Prefeitura estruturou Coordenadoria de Políticas Públicas

Gestão 2017/2020 promove ações visando a valorização e o empoderamento feminino. Município recebeu o Selo “Prefeitura Amiga da Mulher” em 2018

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Cb image default
Ana Lídia, Dr. Marcelo e Natália Souza, em uma das ações pelo Agosto Lilás em 2018 (Fotos: Rafael Brites)

Neste 8 de março em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Gestão 2017/2020 da Prefeitura de Sidrolândia presta contas à população, sobre as ações realizadas no município, em contribuição à valorização e empoderamento feminino.

O Dr. Marcelo Ascoli, prefeito, entende que as mulheres da cidade e do campo precisam assumir o protagonismo na sociedade. Tanto que nomeou em sua estrutura administrativa, várias mulheres que ocupam secretarias, diretorias, coordenadorias e outras funções de destaque em setores estratégicos da administração.

A primeira-dama Ana Lídia Ascoli, tem assumido seu papel ao se envolver em inúmeras causas sociais e na coordenação de eventos populares da Prefeitura para moradores da área urbana e da zona rural.

O prefeito nomeou em julho de 2017 Natália Souza como coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, órgão vinculado à Secretaria de Governo e Desburocratização, comandada por Clayton Ortega.

Cb image default
Secretário Clayton Ortega durante evento do Agosto Lilás (Fotos: Rafael Brites)

Coordenadoria estruturada e prêmio estadual para Sidrolândia

A partir de então, o volume de ações realizadas pela repartição cresceu e ganhou notoriedade em âmbito municipal e até estadual, enquanto que a atual gestão investiu em melhorias, inclusive com a designação da psicóloga Aletânia Ramires Gomes.

As mulheres vítimas de violência, ou necessitadas de orientações nas diversas áreas, passaram a contar com novos serviços e atendimentos inseridos nas políticas públicas.

Em parceria com todas as Secretarias Municipais e outras instituições como Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Hospital Elmíria Silvério Barbosa, e as indústrias frigoríficas Seara e Balbinos foram desenvolvidas palestras e ações sociais.

Com três projetos apresentados e aprovados em concurso promovido no ano passado pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Mulher, a Administração Municipal de Sidrolândia foi a vencedora do Selo “Prefeitura Amiga da Mulher”, grande destaque em nível estadual nas ações que promovam o protagonismo feminino.

Cb image default
Foto: Rafael Brites

Prestando contas: Ações em 2018

Fevereiro – Carnaval Sem Assédio: Distribuição do material em bares, unidades de saúde, casas de shows e órgãos públicos, postagens em mídias sociais e jornais online;

Março – Postagens diárias em mídia social do município sobre as conquistas das mulheres ao longo dos anos; Participação no III ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORAS MUNICIPAIS DE POLÍTICAS PARA MULHERES - O PROTAGONISMO DAS MULHERES SUL-MATO-GROSSENSES: “MAIS DIREITOS, PARTICIPAÇÃO E PODER PARA AS MULHERES”- em Campo Grande/MS ; Bate papo (entrevista) áudio visual na radio Jota FM sobre a programação do mês das mulheres, o protagonismo das mulheres, + participação, +poder e +direitos, com a participação da primeira-dama Ana Lídia e secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elaine Brito; UPA – Entrega de material e orientação para mulheres durante a ação da Unidade Móvel do Grupo “Onça Pintada”, de exames de mama; Palestra Mulheres em Ação, na Assistência Social, com a consultora do SEBRAE Claudia Marcondes; Brizolão – Entrega de material, orientações, ‘Aulão’ de Zumba e apresentação cultural com cantoras do município durante o “Liquida Estoque”. Evento em parceria do Poder Executivo coordenado pela SEDETUR com a Associação Empresarial de Sidrolândia (AESIDRO); Assentamento Barra Nova I – atendimento às mulheres do campo com o ônibus de enfrentamento à violência contra mulheres (Ônibus Lilás) e unidade móvel de saúde. Foi realizada palestra de motivação e autoestima com a psicóloga Michelle Spies Machado, coleta de preventivos, atendimento psicológico, odontológico, ginecológico, nutrição e orientações sobre violência doméstica.

Abril – Início dos trabalhos de criação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, conforme o Decreto Municipal 02/2018.

Maio – Participação com o ônibus Lilás na Ação Mais Social no Quebra Coco; Capacitação em Campo Grande “MAIS MULHERES NA POLÍTICA”.

Junho – Designação pelo prefeito, da psicóloga Aletânia Ramires Gomes, para atuar na Coordenadoria; Reunião para articulação da Rede e formação do grupo de trabalho de enfretamento à violência contra mulheres; Início da elaboração do manual e protocolo municipal de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica.

Julho – Assinatura da Resolução da criação do Grupo de Trabalho da rede municipal de atendimento à mulheres em situação de violência; Preparação do material para a campanha Agosto Lilás e Maria da Penha vai à Escola; Inscrição de 03 projetos (Projeto Urucum, Maria da Penha vai à Escola e Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres) desenvolvidos pela Secretaria de Governo através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres.

Agosto – Campo Grande/MS - Recebimento do Selo Prefeitura Amiga da Mulher, onde tivemos três projetos selecionados e um em destaque (Maria da Penha vai à Escola); Realização da Campanha Agosto Lilás.

Setembro – Participação no desfile cívico juntamente com a Escola Valério Carlos da Costa que abordou sobre a conscientização da Violência contra a Mulher; Participação na feira de Sementes Crioulas no Assentamento Capão Bonito II.

Outubro – Participação no encerramento do curso de fibras naturais; Participação e organização da primeira gincana do servidor.

Ações do Agosto Lilás – 2018

8.197 pessoas foram alcançadas durante o ano passado, com as ações inseridas na Campanha Agosto Lilás, realizadas pela Prefeitura de Sidrolândia, por intermédio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher.

Blitz educativa em vias públicas - Praça Central – Avenida Dorvalino dos Santos

Total de pessoas atingidas: 450; Panfletagens em locais públicos - Comércio local - Total de pessoas atingidas: 130; Câmara Municipal: Abertura da Campanha Agosto Lilás - Comunidade em geral, alunos/as, funcionários/as municipal - Total participantes: 304; Workshop: A mulher em situação de violência e a rede Intersetorial - Equipe Intersetorial, Total de participantes: 84; Palestras do Programa “Maria da penha vai à Empresa” - Empresa JBS, Frigorifico Balbinos - Total de pessoas atingidas: 2.285; Palestras do Programa “Maria da penha vai à Escola” - 9 (nove) escolas municipais período matutino e vespertino urbana e assentamento, 01 (uma) escola estadual período noturno, 01 (uma) escola estadual período matutino Distrito Quebra Coco - Total de alunos/as atingidos/as: 1.281.

Palestras do Programa “Maria da penha vai à Aldeia” - 02 (duas) Aldeia Tereré etnia Terena, Total de pessoas atingidas: 223; Palestras do Programa “Maria da penha vai à Igreja”, 01(uma) Igreja Brasa Viva, 01 (uma) Igreja Luterana em Sidrolândia, 01 (uma) Centro Espírita Bezerra de Menezes - Total de pessoas atingidas: 48.

Palestras do Programa Agosto Lilás: Lei Maria da Penha - 01 Grupo PAIF CRAS Cascatinha, 03 Grupo Vale Renda - Total de pessoas atingidas: 172; Entrevista Rádio Pindorama J FM - Entrevista audiovisual - Total de ouvintes: 3.000; Palestras do Programa “Maria da penha vai à Feira” - Panfletagem e bate papo sobre a Lei Maria da Penha - Total de pessoas atingidas: 180; Rodas de Conversa sobre a Agosto Lilás: Lei Maria da Penha - 01 Grupo PAIF CRAS São Bento - Assentamento Eldorado: Total de pessoas atingidas: 40.