Publicado em 01/05/2019 às 15:45, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44
Parceria entre Governo do Estado, Prefeitura e famílias beneficiárias garante mais moradias pelo programa. Evento será na quinta-feira (02/05) às 17 horas
Mais 15 famílias sidrolandenses assinarão contratos pelo Programa Lote Urbanizado, para construírem suas unidades habitacionais auxiliadas pelo Governo do Estado e pela Gestão 2017/2020 da Prefeitura Municipal.
Na quinta-feira (02/05) às 17 horas no Salão de Múltiplo Uso da Secretaria de Assistência Social (Seas) ocorrerá o ato, que deve contar com a participação da diretora-presidente da Agehab (Agência Estadual de Habitação Popular) Maria do Carmo Avesani Lopes, prefeito Dr. Marcelo Ascoli, vice-prefeito Wellison Muchiutti Hernandes, primeira-dama Ana Lídia Ascoli, vereadores e secretários municipais.
A equipe da Coordenadoria Executiva de Habitação e Urbanismo, vinculada à Secretaria de Governo e Desburocratização, auxilia a Agehab na mobilização e orientação às famílias beneficiárias.
De acordo com a coordenadora, Juliana Zorzeto, a partir da assinatura dos contratos, os 15 titulares poderão iniciar a construção das casas. O sorteio dos lotes foi realizado no dia 15 de março.
Sidrolândia passará a contar com 51 unidades habitacionais pelo Programa Lote Urbanizado, desenvolvido pelo Governo do Estado com o apoio da Prefeitura. No dia 14 de fevereiro foram assinados os contratos com 36 beneficiários, que já começaram as obras.
A área destinada pela Prefeitura para a implantação do Programa Lote Urbanizado está localizada na Rua Anaide Brito, atrás do Bairro Sidrolar.
O Programa
De acordo com a Agehab, a parceria para o Projeto Lote Urbanizado é formada a ‘três mãos’: a prefeitura doou o terreno (em Sidrolândia a Prefeitura Municipal Gestão 2017/2020, através da Secretaria de Infraestrutura ainda fez a terraplenagem), o Estado construiu a base da residência (com fundação, instalações hidráulicas e sanitárias, contrapiso e primeira fiada em alvenaria) e a família beneficiada a partir de agora entra com a mão de obra e a compra do material restante.
A segunda etapa é o complemento da construção. Aí a família beneficiária tem que comprovar a compra do material e a mão de obra (pessoa que receberá assistência técnica e será acompanhada na autoconstrução).
O prazo para a conclusão da segunda etapa é de 24 meses contados a partir da assinatura de autorização para execução da obra.
O Lote Urbanizado é destinado a famílias com renda mensal de até R$ 4.685,00 e que não tenham sido beneficiadas em nenhum programa habitacional federal, estadual e municipal, quando o benefício se tratar de uma unidade habitacional completa, salvo no caso de ampliação, quando houver real necessidade, após análise de técnicos da Agehab.
Em Sidrolândia, a Prefeitura através da Coordenadoria Executiva de Habitação realizou as etapas de cadastramento dos interessados e acompanhou junto à Agehab os trâmites que definiram os contemplados.