Publicado em 20/05/2019 às 14:57, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Praças e prédios públicos receberão em breve internet com fibra óptica do Programa Cidades Digitais

Prefeitura já recebeu equipamentos e equipe técnica recebeu capacitação para operar sistema, conquistado gratuitamente pelo município

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Cb image default
Servidores do CPD da Prefeitura receberão capacitação para operar o sistema (Foto: Divulgação)

Estão em fase de conclusão as instalações do sistema de internet por fibra óptica pelo Programa “Cidades Digitais” em Sidrolândia. Equipamentos já estão instalados e os técnicos que irão operar o serviço receberam capacitação pela empresa responsável pela implantação do projeto.

A infraestrutura de fibra óptica subterrânea contemplará 38 pontos distribuídos pela cidade em locais estratégicos, escolas, unidades de saúde, departamentos municipais, bibliotecas, CMEI’s, entre outros espaços públicos que estão na lista de selecionados para instalação.

A Prefeitura de Sidrolândia já oferece internet gratuita na Praça Central, e a ideia é melhorar a qualidade no local bem como espalhar os sinais para outros pontos como a Praça Triângulo (onde ocorre a Feira Livre no Bairro Malvinas), Parque Vale do Vacária e Complexo Poliesportivo Leonel Brizola.

Cb image default
Servidor foi instalado no Paço Municipal (Foto: Karina Souza)

O servidor Jefferson Gimenez, técnico em informática da Prefeitura e especialista em redes de computadores destaca: “Estamos com grandes expectativas em relação ao Programa Cidade Digital. Com infraestrutura própria de fibra óptica passando pela cidade e interligando as unidades da prefeitura, poderemos melhorar e oferecer novos serviços de TI. Após a conclusão das obras poderemos disponibilizar internet e telefonia para as unidades a partir de um ponto central o que trará uma melhor qualidade dos serviços e ainda proporcionará economia para a Prefeitura.”

O prefeito Dr. Marcelo Ascoli destaca que o Município não terá custos com o projeto que é realizado pelo Ministério de Comunicações, onde o Governo Federal contemplou três localidades sul-mato-grossenses, sendo elas, Sidrolândia, Terenos e Aquidauana.

Este programa é pensado pelo Governo Federal desde 2012 para ser uma forma de melhorar o acesso à internet e aos serviços públicos, dando ênfase principalmente as cidades pequenas e com dificuldade nas conexões. Sendo assim, o programa fornece instalações de redes via fibra óptica e pontos públicos de acesso à internet.