Publicado em 21/03/2019 às 20:15, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura assegura que ruas mexidas com rede de esgoto serão arrumadas

Assim que tempo firmar, Administração Municipal, Sanesul e Artec farão os reparos nas vias impactadas. Gestão já notificou empresa, afirma Gabinete

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Obras tiveram início no final de novembro do ano passado (Foto: Arquivo/Rafael Brites)

A Prefeitura de Sidrolândia está atenta aos inúmeros transtornos causados aos moradores das ruas não pavimentadas que estão recebendo as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário. A afirmação foi feita pelo prefeito Dr. Marcelo Ascoli nesta quinta-feira (21/03) à Coordenadoria de Comunicação.

O gestor lembra que estão sendo investidos R$ 15,4 milhões na ação na cidade, que é uma das poucas habilitadas em Mato Grosso do Sul para receber a ampliação na rede de esgoto, com recursos viabilizados pelo Governo do Estado através de financiamento aprovado pelo Governo Federal.

Dr. Marcelo defende os investimentos pela Sanesul, por serem importantes para a cidade – além dos R$ 15, 4 milhões em esgotamento, há mais de R$ 4 milhões de ampliação da rede de abastecimento de água em execução – que garantirão qualidade de vida à população, e explica que os transtornos são inevitáveis quando da realização das obras, pois há a perfuração do solo. Em ruas pavimentadas é feito o corte no asfalto, e onde não existe asfalto, a terra é mexida e o cascalho movido. Como consequência, poeira em tempo firme, ou lama e atoleiro em períodos chuvosos, e é exatamente a época predominante.

Mesmo assim, o prefeito se mostrou compreensível com as reações dos moradores das localidades onde acontecem as intervenções em virtude dos transtornos agravados pelo tempo instável. Ele entende que a revolta é justificável porque as chuvas estão volumosas e a obra ocorre justamente nesta época.

Após começar trabalhos com tempo firme, Artec tem enfrentado chuvas, que causam lama e atoleiro nas ruas não pavimentadas em obras

A Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Procuradoria Geral e Controladoria Geral, já notificou por mais de uma vez a empresa realizadora dos serviços, contou o Dr. Marcelo, porque nas ruas asfaltadas em que ocorreram os cortes para a instalação da tubulação, ainda não foi feita a recomposição com massa asfáltica.

Diante da situação, que tem causado problemas inclusive para o Poder Público municipal, é que o prefeito afirmou que os estragos feitos nas ruas asfaltadas ou não, serão eliminados tão logo cessem as chuvas.

- Não tem como irmos com uma patrola e mexer lá não vai resolver, jogar pedra no meio da lama, não vai resolver. Cessando a chuvarada, nós estamos em conversa com a Sanesul, com a Artec, verificar o que eles vão fazer, porque as ruas estavam cascalhadas e virou lama. Então, eles vão poder ajudar o município de Sidrolândia, pra poder recuperar essas vias? Mas garanto a vocês, se eles não puderem, o Município vai fazer. Se não for da obrigação deles, e eles não puderem ser parceiros, mas eu acho que vão poder, nós vamos fazer, nós vamos arrumar as ruas da nossa cidade. Não adianta nós irmos lá é mexer agora porque vai ficar pior ainda. Assim que melhorar, nós vamos estar recuperando – firmou o prefeito.