Publicado em 09/08/2019 às 09:29, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura está realizando a programação pela Campanha "Agosto Lilás"

Iniciada com a conquista do Selo Social "Prefeitura Amiga da Mulher", programação em Sidrolândia já contou com a inauguração da Sala Lilás, panfletagem e prossegue com palestras, rodas de conversa, cine lilás para a população urbana e rural

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Cb image default
O Agosto Lilás começou com Sidrolândia recebendo o Selo Social Prefeitura Amiga da Mulher (Fotos: Rafael Brites/Karina Souza)

A Prefeitura de Sidrolândia, por intermédio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, órgão vinculado à Secretaria de Governo e Desburocratização (Segov), realiza eventos alusivos à Campanha "Agosto Lilás", de enfrentamento à violência contra a mulher.

De acordo com o secretário Clayton Lopes Ortega, da Segov, o prefeito Dr. Marcelo Ascoli solicitou da equipe que tem à frente a coordenadora Natália Souza e a psicóloga Aletânia Ramires Gomes o mesmo empenho dos anos anteriores para a realização das ações em 2019.

As Secretarias Municipais, com destaque para a área da Educação, Saúde, Assistência Social (com CRAS e CREAS), instituições religiosas, associações comunitárias urbanas e rurais (distritos, aldeias, assentamentos), Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil, Ministério Público, Defensoria Pública, Judiciário, Câmara Municipal, serão parceiros em apoio à programação elaborada para o "Agosto Lilás" em Sidrolândia.   

Logo no dia 01/08, a Administração Municipal recebeu pelo segundo ano consecutivo o Selo Social "Prefeitura Amiga da Mulher", em evento realizado pelo Governo do Estado através da Secretaria Especial de Cidadania e Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. Sidrolândia neste ano foi um dos destaques em razão da apresentação do projeto "Mapeamento da Violência Doméstica, uma articulação com a Rede Municipal".

A programação em Sidrolândia foi aberta na quarta-feira (07) em grande estilo, primeiro com uma panfletagem na Praça Central "Porfírio de Brito", e na sequência com a inauguração da Sala Lilás na Delegacia de Polícia Civil, construída por intermédio de parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Sidrolândia. É a primeira colocada em funcionamento em Mato Grosso do Sul.

Ainda na quarta-feira, com a presença da primeira-dama Ana Lídia Ascoli, da coordenadora Natália Souza, da psicóloga da Coordenadoria Aletânia Ramires Gomes, ocorreu no período vespertino uma Roda de Conversa na Aldeia Tereré, intitulada "Tereré com as Mulheres". Já na quinta-feira (08), no Salão de Múltiplo Uso do CRAS Jandaia, aconteceu o Cine Lilás.

As ações serão intensificadas a partir da segunda-feira (12), conforme o cronograma elaborado pela Coordenadoria da Mulher. 

Programação

12/08 (Segunda-Feira), 8h00 - Maria da Penha vai ao SCFV Idosos e Idosas, no CRAS Cascatinha;

13/08 (Terça-Feira), 13h30 - Roda de Conversa com o CRAS Jandaia, no Quebra Coco;

14/08 (Quarta-Feira), 14h00 - Cine Lilás, no CRAS Cascatinha; 14h30 - Panfletagem, na Feira da Praça Triângulo no Bairro Malvinas;

15/08 (Quinta-Feira), Matutino/Vespertino - Início nas escolas para a apresentação do Concurso de Paródias "Canta, Canta Maria", nas Escolas Municipais;

17/08 (Sábado), 16h00 - Panfletagem, na Feira Livre Central;

19/08 (Segunda-Feira), 9h00 - Roda de Conversa com taxistas e mototaxistas, no Salão de Múltiplo Uso do CRAS Jandaia;

20/08 (Terça-Feira), 8h00 - Escolha do Desenho que será utilizado na Campanha "Agosto Lilás" 2020 pela comissão organizadora, no Salão de Múltiplo Uso do CRAS Jandaia;

21/08 (Quarta-Feira), 8h00 - Exposição nos órgãos públicos dos desenhos selecionados, na Prefeitura, Fórum, Defensoria, Promotoria e Delegacia; 15h e 16h - Encontro com as Mulheres do Vale Renda, na 2ª Igreja Batista;

22/08 (Quinta-Feira), 1400 - Cine Lilás, no CRAS São Bento; 15h e 16h - Encontro com as Mulheres do Vale Renda, na 2ª Igreja Batista;

23/08 (Sexta-Feira), 15h e 16h - Encontro com as Mulheres do Vale Renda, na Igreja São Vicente e São Benedito;

27/08 (Terça-Feira), 14h - #Enjóqueti (na língua terena, Sou Bonita) Indígena, na Aldeia Córrego do Meio;

29/08 (Quinta-Feira), 9h00 - Maria da Penha vai ao Assentamento, o local que receberá esta ação ainda será divulgado;

30/08 (Sexta-Feira), 8h00 - Concurso de Paródia "Canta, Canta Maria" e Premiação do desenho vencedor da Campanha "Agosto Lilás" 2020.

Galeria

Cb image default
Lançamento Agosto Lilás, com o Selo Social Prefeitura Amiga da Mulher
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Panfletagem na Praça Central
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Inauguração da Sala Lilás
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação