Publicado em 26/06/2019 às 10:54, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura levanta informações sobre instalação de usina fotovoltaica

Representantes do Executivo e Legislativo receberam explicações de empresa do ramo

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Reunião tratou sobre a viabilidade da implantação de usina fotovoltáica (Foto: Geovane Mendonça)

A busca pela energia limpa e a redução dos custos – que são elevados – com energia elétrica, levaram a Prefeitura de Sidrolândia a buscar informações sobre a implantação de uma usina fotovoltaica para os setores da Administração.

A Câmara Municipal foi convidada para o encontro realizado na manhã desta quarta-feira (26/06) no Gabinete do Prefeito, com representantes de uma empresa.

O prefeito Dr. Marcelo Ascoli e os secretários Clayton Ortega (Governo e Desburocratização), Nilo Cervo (Infraestrutura), Ivan de Oliveira (Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente) e Jaice Centurion (chefe de Gabinete) representaram a Prefeitura.

Pelo Poder Legislativo estiveram o presidente Carlos Henrique Olindo e o vereador Valdecir Carnevalli.

Os diretores da empresa Geração Solar – Energia e Aquecimento Solar, sediada em Dourados, Weslei Elias de Oliveira e Rafael, fizeram uma explanação às autoridades sobre os processos de instalação, que vão desde a definição de área, licenciamento ambiental, instalação de equipamentos, acordo com a concessionária de energia elétrica no Estado, entre outros trâmites. Os custos para a implantação e a economia gerada com a usina fotovoltaica, que se alimenta do raio solar, também foram apresentados.

O prefeito já tinha ventilado a ideia, mas o interesse cresceu após a participação do Dr. Marcelo Ascoli na inauguração da Usina Fotovoltáica Jatobá, instalada na Fazenda Jatobá, pelo empresário Mauro Christianini e seus familiares.

A reunião foi um passo inicial para que a Prefeitura de Sidrolândia realize estudos sobre a viabilidade do negócio.