Publicado em 07/08/2019 às 15:39, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Primeira Sala Lilás em MS foi inaugurada em Sidrolândia

Governo do Estado e Prefeitura são parceiros na implantação da estrutura dentro da Delegacia de Polícia Civil para ofertar atendimento digno às mulheres vítimas de violência

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Sala Lilás de Sidrolândia é a primeira implantada em MS (Fotos: Rafael Brites)

A Prefeitura de Sidrolândia continua se destacando em Mato Grosso do Sul no que se relaciona às políticas públicas para as mulheres. Depois de receber – pelo segundo ano consecutivo – o Selo Social “Prefeitura Amiga da Mulher” em evento na Capital no dia 01/08, pela realização do projeto “Mapeamento da Violência Doméstica uma Articulação com a Rede Municipal”, a Gestão em parceria com o Governo do Estado inaugurou a Sala Lilás, no prédio da Delegacia de Polícia Civil da cidade.

O projeto da Sala Lilás é do Estado, sendo levado aos municípios onde não há delegacias especializadas de atendimento às mulheres. As prefeituras precisam estabelecer a parceria para viabilizar o funcionamento da estrutura.

A primeira Sala Lilás inaugurada é a de Sidrolândia, em função do interesse manifestado pela Administração Municipal, que abraçou o projeto estadual. Com recursos próprios e mão de obra da Equipe de Manutenção vinculada à Secretaria Municipal de Governo e Desburocratização (Segov), a Prefeitura investiu na implantação do espaço.

Para fortalecer a parceria com o Governo do Estado, a Administração ainda contribuiu com a pintura do prédio da Delegacia.

Inauguração da Sala Lilás em Sidrolândia foi muito prestigiada

Autoridades municipais e estaduais presentes ao ato

Os delegados anfitriões, Diego Dantas Santos e Thaís Duarte Miranda, em nome da Polícia Civil de Sidrolândia, recepcionaram as comitivas e apresentaram as novas instalações destinadas ao atendimento ao público feminino vítima de violência.

O cerimonial do evento contou com momento religioso e artístico. A cantora sidrolandense Thamiris Pereira apresentou uma música de sua autoria, “190”, cuja letra enfoca a violência contra a mulher, e o frei Onil Lorenzetti proferiu a benção ao espaço.

Pela Prefeitura participaram, o chefe do Executivo Dr. Marcelo Ascoli com a primeira-dama Ana Lídia, o vice-prefeito Wellison Muchiutti Hernandes, o secretário Clayton Ortega e a coordenadora Natália Souza (responsáveis pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Segov), secretários municipais, diretores, coordenadores e servidores públicos do Município.

Muitos vereadores também compareceram ao ato, assim como empresários e dirigentes de entidades representativas.

O Fórum da Comarca de Sidrolândia esteve representado pelo juiz de Direito da Vara Criminal Dr. Cláudio Muller Pareja, enquanto que pela Defensoria Pública compareceu o Dr. Arthur Demleitner Cafure, titular da 2ª Defensoria da Vara Criminal.

As promotoras de Justiça Daniele Borghetti Zampieri de Oliveira, Janeli Basso e Clarissa Carlotto Torres – representantes do Ministério Público no município – prestigiaram o evento.

Os vizinhos da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar estiveram na cerimônia, liderados pelo comandante, tenente-coronel Erivaldo José Duarte. E o 18º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Sidrolândia e seu comandante 2º tenente Souza Neto, foram representados pelo 2º tenente Medrado.

Entre as autoridades estaduais, os deputados Gerson Claro (membro da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, que representou a Assembleia Legislativa) e seu colega Lídio Lopes, o delegado-Geral de Polícia Civil Marcelo Vargas – que representou o governador Reinaldo Azambuja – a secretária de Cidadania Luciana Azambuja, subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres Giovana Correa Vargas, secretária adjunta Especial de Cidadania Tereza Trad, delegada Sidnéia Tobias (responsável técnica dos projetos de implantação das Salas Lilás junto à Delegacia Geral de Polícia Civil) e seu colega Dr. Fabiano Ruiz (diretor de departamento na Delegacia Geral de Polícia Civil), que já atuou como delegado titular em Sidrolândia.