Publicado em 30/01/2020 às 10:13, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Sanesul deve retomar em fevereiro a ampliação do sistema de esgotamento sanitário

Informação foi transmitida pelo diretor-presidente ao prefeito durante reunião ontem (29/01), cuja pauta também tratou da rede de água no Nazareth e Capão Seco

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Reunião ocorreu na Sanesul em Campo Grande (Foto: Divulgação)

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) deve reiniciar em fevereiro as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Sidrolândia, através do Programa Avançar Cidades – Saneamento, financiado pelo Governo do Estado através da Sanesul.

O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, em audiência ontem (29/01) com o prefeito Dr. Marcelo Ascoli, em que também participou o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Ivan de Oliveira.

Durante a reunião, a Prefeitura de Sidrolândia solicitou apoio da Sanesul para a conclusão da rede de abastecimento de água no Assentamento Nazareth, para que seja ativada em curto espaço de tempo.

Através do Dr. Marcelo, a Administração Municipal também reivindicou do dirigente da Sanesul, a implantação da rede de abastecimento na Agrovila Cidade Viva, no Núcleo Urbano do Distrito de Capão Seco.

A novidade do reinício das obras de esgotamento sanitário foi apresentada por Walter Carneiro Júnior, durante a reunião.

A ampliação em 43 km de rede coletora de esgoto e 2.770 novas ligações domiciliares de esgoto foi iniciada em janeiro de 2019 pela empresa ARTEC Engenharia, que venceu a licitação por R$ 15.420.296,45, que previa também a construção de elevatórias e melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, entre outras obras complementares.

A obra ficou prejudicada pelo período chuvoso intenso, mas a qualidade dos serviços também foi questionada pela Administração Municipal e moradores. Surgiram outras dificuldades pelo caminho, que comprometeram a celeridade e excelência dos serviços, até que a empresa parou definitivamente. Por este motivo, a Sanesul rescindiu o contrato com a ARTEC. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 22/10/2019.

O Estado realizou então novo certame licitatório, vencido pela empresa LOG Engenharia, que será a responsável pela continuidade dos serviços, previstos para ocorrer no mês de fevereiro, segundo informou ao prefeito, o diretor-presidente da Sanesul.