Publicado em 13/11/2019 às 16:06, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Após comprar dois caminhões, Prefeitura segue renovando frota, e agora adquire Escavadeira Hidráulica

Investimento na máquina da marca New Holland é de R$ 446.400,00. Infraestrutura enfim terá uma Escavadeira nova para trabalho pesado. No ano passado dois caminhões novos foram adquiridos

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Prefeitura está adquirindo uma Escavadeira Hidráulica (Foto: Ilustrativa)

A Prefeitura de Sidrolândia adquiriu através de processo licitatório realizado na terça-feira (12/11) uma Escavadeira Hidráulica que ficará à disposição da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) para a execução de serviços em todo o município.

Máquina moderna, da marca New Holand, chega em momento oportuno já que o desejo do prefeito Dr. Marcelo Ascoli é de que a Administração Municipal consiga renovar o seu pátio de máquinas e veículos, já desgastados em razão do longo tempo de uso – há por exemplo, uma máquina com mais de 40 anos de idade – e que consomem recursos públicos por causa da constante necessidade de reparos mecânicos.

Após o certame licitatório, a Prefeitura finalizará o processo com a análise jurídica e assinatura do contrato de compra junto à empresa vencedora, Ricci Máquinas Ltda. O investimento é de R$ 446.400,00 (quatrocentos e quarenta e seis mil e quatrocentos reais). A estimativa era de R$ 500 mil (R$ 450 mil de emenda parlamentar com recursos da União e R$ 50 mil de contrapartida financeira do Município).

Encontro no dia 15 de março com ministra Tereza Cristina permitiu celeridade no processo de liberação do recurso para a compra da máquina

Emenda parlamentar viabilizou conquista

O prefeito salientou que desde 2017 tem feito pedidos aos parlamentares da bancada federal de Mato Grosso do Sul. Encontrou na deputada federal licenciada e atual ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em seu mandato anterior na Câmara dos Deputados, a parceria que precisava para viabilizar a aquisição da Escavadeira Hidráulica. Dr. Marcelo expôs à parlamentar a importância desta máquina para Sidrolândia, em razão do estado de desgaste da frota disponível na Seinfra, para o atendimento ao campo e à cidade.

No dia 15 de março desse ano, ao lado da primeira-dama Ana Lídia Ascoli e do secretário de Governo e Desburocratização, Clayton Lopes Ortega, o prefeito esteve em agenda com Tereza Cristina em Brasília. O encontro foi articulado pelo deputado estadual Paulo Corrêa, presidente da Assembleia Legislativa, que também participou. Ela aproveitou o encontro para recomendar celeridade na liberação do recurso para que a tramitação até a aquisição da máquina ocorresse em curto espaço de tempo.

No dia 13 de maio a Prefeitura recebeu a notícia do empenho dos R$ 450 mil pelo Governo Federal para a aquisição. O recurso é proveniente de emenda no ano de 2018 solicitada pelo prefeito Dr. Marcelo Ascoli à deputada federal licenciada e atual ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que saiu através da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste).

A Escavadeira Hidráulica

De acordo com a descrição, a máquina é moderna, tem peso operacional mínimo de 20,5 toneladas, cabine confortável e climatizada e outras vantagens que beneficiam a execução dos serviços.

Entre os resultados esperados pela Administração Municipal com a Escavadeira Hidráulica estão a acessibilidade em assentamentos, aldeias e fazendas, a abertura e implantação de novos trechos de estradas vicinais, a manutenção das estradas vicinais e corredores estruturantes, troca e manutenção de manilhamentos evitando as interrupções de trechos, implantação de caixas secas. Com os serviços que serão realizados com a nova máquina, a Gestão Municipal pretende facilitar o escoamento da produção agrícola e fortalecer a agricultura familiar.

Caminhões adquiridos em 2018 pela Prefeitura

Renovação da frota, novos caminhões, Finisa

O Dr. Marcelo Ascoli afirma, frequentemente, que um dos objetivos da Prefeitura é a renovação e o reaparelhamento com máquinas e caminhões para as ações urbanas e rurais pela Secretaria de Infraestrutura.

A Administração aguarda pela liberação dos recursos pelo Programa Finisa, junto à Caixa Econômica Federal (CEF), com aval da União, para investir R$ 7,2 milhões (de um total de R$ 11,5 milhões) na compra de caminhões e máquinas.

Em 2018, o Dr. Marcelo Ascoli determinou aporte financeiro dos cofres municipais, e a Prefeitura adquiriu dois caminhões por R$ 603 mil em recursos próprios, iniciando aí o projeto de revitalização da frota da Seinfra, para atender área urbana e rural.