Publicado em 26/07/2019 às 15:11, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Obra parada zero: Prefeitura investe R$ 263 mil em recursos próprios para finalizar drenagem na parte alta

Administração retoma e entregará obra interrompida no início de 2016 após empresa executar menos de 50%

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Cumprindo com as metas estabelecidas para retomar e concluir obras interrompidas há anos, a Prefeitura de Sidrolândia está investindo em recursos próprios R$ 263.693,45 para terminar a drenagem desde o Bairro Alto da Figueira até os fundos da parte alta da cidade.

A ação permitirá o encerramento do que foi previsto em convênio assinado em 24/10/2011, quando o Município obteve recursos federais para obras de infraestrutura em região do Alto da Figueira onde foram construídas 56 unidades habitacionais em que foram instaladas famílias que residiam em área imprópria na região do Pé de Cedro.

A empresa vencedora do certame em 2012, começou a executar os serviços em 2014, e teve o contrato rescindido no dia 12/01/2016.

Conforme o Departamento de Planejamento da Prefeitura – órgão vinculado à Secretaria de Governo e Desburocratização (Segov) – a contratada à época realizou 49,48% da ação prevista em contrato. O investimento conforme o convênio, era de R$ 730.020,15, dos quais R$ 367.578,08 seriam de repasse da União e outros R$ 362.442,07 de contrapartida financeira.

Naquele período, foram disponibilizados R$ 246.296,30 pela União, que não foram utilizados, e por isso o recurso retornou ao Tesouro Nacional.

E à Administração Municipal ficaram dois caminhos: Devolver com correções o que já havia sido aplicado pelo órgão federal na obra, ou concluir a ação com recursos próprios, nos moldes como ocorreu com a pavimentação asfáltica do Bairro Sol Nascente, retomada neste mês, após quase 10 anos de espera pelos moradores da localidade.

Com isso, após reuniões que envolveram o prefeito, Dr. Marcelo Ascoli, secretários e equipe técnica, a Prefeitura autorizou a realização da obra de galeria de águas pluviais (drenagem) na localidade. O trabalho está em estágio adiantado.