Publicado em 28/11/2022 às 09:41, Atualizado em 28/11/2022 às 13:44

Prefeitura conclui pavimentação do Cascatinha II

Assessoria de Comunicação ,
Foto: Rafael Brites

Após 20 anos de espera dos moradores, enfim o asfalto chegou ao Cascatinha II e agora só falta a construção das calçadas para a infraestrutura do bairro ficar pronta. Foram executados 1.200 metros de asfalto abrangendo trechos de 10 ruas, além de drenagem que vai acabar com pontos de alagamentos que por décadas trouxeram transtornos aos moradores, que dias de chuva mais intensa, ficavam ilhados com a enxurrada empoçada.

A chegada do asfalto foi motivo de comemoração para dona Telma Nunes, que há 20 anos mora na Rua Diogo Stefanello. "A casa não parava limpa. Não tinha como colocar a roupa no varal por causa da poeira", lembra de algumas dificuldades que a falta da pavimentação trazia para a sua rotina. "Agora vou economizar na conta de água, porque não vou precisar lavar a casa todo dia", explica.

Foto: Rafael Brites

Para o aposentado Carlos Santos, 73 anos, morador da Rua Maria Marta do Céu, o asfalto traz conforto e deixa "o bairro mais limpo". A neta dele, Sara dos Santos, que sofre com rinite alérgica espera melhorar sua qualidade de vida com a redução substancial da poeira. Aldair de Souza, espera que seus negócios melhorem (é dono de um lava jato) porque no período de chuva a clientela (por razões óbvias) não aparecia.

Foram asfaltadas no Cascatinha II as ruas que ficam no entorno de uma unidade de atendimento da Assistência Social (Creas), de uma escola de educação infantil e da futura sede do CRAS em construção.

Receberam pavimentação trechos das ruas Cuiabá; Diogo Falkemberg Stefanello; Getúlio Pereira de Arruda; Maria Marta Ducel e Olivaldo Pereira.

No Cascatinha já haviam sido feitos 500 metros de asfalto. Receberam pavimentação trechos de ruas do Cascatinha que interligam o bairro à Rua Ponta Porã. Foram beneficiadas as ruas Martins Fradick, Antônio Corrêa Hortêncio, Nélio Saraiva Paim e Antônio Ferreira da Silva.

Mais investimentos

Nesta mesma região a Prefeitura está com outra frente de serviço no Cascatinha I. O serviço começou pela implantação da drenagem da Rua Diogo Cunha para captar a enxurrada que desce pelas ruas transversais. A tubulação será conectada com a drenagem existente no loteamento vizinho. A estrutura vai eliminar pontos de alagamento que geram muitos transtornos, embora a prefeitura mantenha manutenção com cascalhamento.

O projeto prevê a implantação de 1,8 km e 2,4 km de pavimentação, com previsão de entrega das obras em 10 meses. Parte da drenagem vai levar a enxurrada para o dissipador do Loteamento Pérola do Planalto, garantindo o escoamento até desaguar no dissipador existente no Cascatinha II. O início das obras reforçou a confiança de moradores como dona Ione Rodrigues Nantes. “Moro aqui há 10 anos e foram várias promessas não cumpridas de que o asfalto seria feito”, informa.

O investimento na obra será de R$ 3.497.499,00, incluindo além da drenagem, meio-fio e pavimentação. Receberão asfalto as ruas Antônio Ferreira da Silva Hortenci, Martins Fradick (entre as ruas Cuiabá e Ponta Porã), Cuiabá (entre a Rua Diogo Cunha e Antônio Ferreira Almeida), Adelina Ferreira Barbosa, João Márcio Ferreira Terra (entre as ruas Nélio Saraiva Paim (entre a Rua Presidente Vargas).