Publicado em 05/01/2022 às 12:53, Atualizado em 05/01/2022 às 18:04

Prefeitura inicia no Cascatinha 2 drenagem em nova frente de asfalto

Assessoria de Comunicação da Prefeitura ,
Foto: Cleber Ramirez

A Prefeitura de Sidrolândia iniciou nesta quarta-feira (5) as obras de drenagem que precedem a execução de 1,2 km de pavimentação no Cascatinha 2, abrangendo trechos de 10 ruas. Nesta primeira semana de 2022 é a segunda frente de infraestrutura iniciada na cidade. No Pé de Cedro equipes da Secretaria de Infraestrutura iniciaram a terraplanagem nas vias que receberão capa asfáltica

No Cascatinha 2, que há 10 anos recebeu parte da drenagem, está programada a implantação de 119,66 metros de drenagem, duas bocas de lobo tripla e quatro bocas de lobo simples. O serviço começou pela rua Getúlio Pereira Arruda. A expectativa da empreiteira responsável pela obra é terminar a drenagem em 15 dias, como este é um período de chuvas, este cronograma pode atrasar.

A chegada das equipes, que logo pela manhã começaram a abertura de valetas, "desenterrando" parte da tubulação de drenagem feita há uma década, chamou a atenção de vários moradores descrentes de que um dia testemunhariam a chegada do asfalto. Para dona Cenir Pereira, a pavimentação da rua onde mora pode ser um "remédio" para as seguidas crises de asma da filha, que se agravam com o período de seca, quando a passagem de carros e o vento levantam a poeira que suja as roupas estendidas no varal e cobre o piso e a mobília da casa.

Foto: Cleber Ramirez

A chegada do asfalto é comemorada por Valmir Manoel de Melo, vizinho de dona Cenir. Há 15 anos mora no bairro, período de convivência com a poeira e o barro. Nos dias de chuva mais forte, ele e a mulher tem dificuldade para ir trabalhar porque a rua fica intransitável.

Esta etapa da pavimentação foi viabilizada com recursos de emenda parlamentar da senadora Simone Tebet (MDB). O recurso alocado no orçamento de 2019 foi destravado pela atual gestão que licitou a obra ano passado.

Serão asfaltadas ruas que ficam no entorno de uma unidade de atendimento da Assistência Social (Creas), de uma escola de educação infantil e da futura sede do CRAS, construção já licitada e planejada para começar ainda no 1º trimestre de 2022.

O projeto prevê a pavimentação das ruas Cuiabá; Diogo Falkenberg; Getúlio Pereira de Arruda; Maria Marta Ducel e Olivaldo Pereira.

Investimento

No Cascatinha já foram feitos 500 metros de asfalto. Receberam pavimentação trechos de ruas do Cascatinha que interligam o bairro à Rua Ponta Porã. Também foram beneficiados os moradores das ruas Martins Fradick, Antônio Corrêa Hortêncio, Nélio Saraiva Paim e Antônio Ferreira da Silva.

Para concluir a pavimentação do bairro, a Prefeitura abriu licitação na modalidade concorrência pública, para contratar a execução de 1,8 km de drenagem e 2,4 km de pavimentação no Cascatinha I. O investimento previsto é de R$ 4.429.159,13, recursos do Avançar Cidades, financiamento contratado junto à Caixa Econômica Federal. As propostas das empresas participantes do certame serão abertas no próximo dia 26 de janeiro.

O asfalto chegará às ruas Antônio Ferreira da Silva, Nélio Saraiva Paim, Antônio Correa Hortenci, Martins Fradick (entre as ruas Cuiabá e Ponta Porã), Cuiabá (entre a Rua Diogo Cunha e Antônio Ferreira da Silva), Aurélio de Brito, Antônio Ferreira Almeida, Adelina Ferreira Barbosa, João Márcio Ferreira Terra (entre as ruas Nélio Saraiva Paim e Diogo Cunha), Nélio Saraiva Paim (entre a Rua Presidente Vargas).

A proposta das empresas participantes da concorrência pública serão abertas no próximo dia 26 .