Publicado em 17/08/2021 às 17:42, Atualizado em 17/08/2021 às 21:52

Acadêmicos de medicina iniciam nesta quarta-feira estágio na rede pública de Sidrolândia

O estágio tem como objetivo possibilitar ao estudante o contato com a realidade profissional, permitindo a associação entre a teoria estudada e as práticas

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Foto: Anielle Souza

A partir de amanhã, quarta-feira (18), 5 acadêmicos da Uniderp, que estão no 11⁰ semestre, iniciam estágio supervisionado de seis semanas na rede pública de Sidrolândia. Na manhã desta terça-feira (17), a prefeita Vanda Camilo recebeu em seu gabinete para um café da manhã aos universitários que sob a supervisão do médico preceptor Renato Lima, vão estagiar na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) das zonas rural e urbana.

Também participaram do café o secretário Municipal de Saúde, Luiz Carlos Alves, além dos médicos Renato Couto e Renato Lima. O médico preceptor acredita que o município só tem a ganhar com o Convênio que a Prefeitura assinou para viabilizar o estágio dos acadêmicos de medicina.

“Esses meninos tem na ponta da língua as teorias que a gente na experiência acaba deixando de lado, aqui eles vão fazer a prática. É uma troca importante, vários colegas médicos estarão acompanhando. Será um ganho muito grande para a comunidade, já que eles vão ter um atendimento humanizado", avalia Renato Lima.

A coordenadora e supervisora do curso, Ana Marques, que também esteve acompanhando os acadêmicos na acolhida, destacou a importância da parceria, porque permitirá ao estudante o contato com a realidade profissional fora da Capital. “Sidrolândia é uma cidade com população diferenciada. Tem os assentamentos, as aldeias, a realidade diferente da de Campo Grande que é uma área só urbana”.

Foto: Rafael Brites

Para Edmundo Garcia, de 24 anos, é uma grande expectativa estar iniciando o estágio no município. “Será um período de grande aprendizado e conhecimento acerca da população que reside nas cidades interioranas. Estou lisonjeado, pretendo retribuir os sidrolandenses com o meu melhor”, ressaltou.

O acadêmico Igor Miotto, de 24 anos, elogiou a acolhida e relatou que pretende no futuro fazer parte da equipe de saúde de Sidrolândia.

“Fui muito bem recepcionado por todos da Secretaria de Saúde e pela prefeita Vanda Camilo. Espero poder contribuir, ter um bom aprendizado e criar um vínculo com o município e no futuro vir acrescentar a equipe de saúde daqui, visando sempre um melhor atendimento aos usuários do sistema de saúde”.

José Elias, de 25 anos, destaca que o estágio é uma etapa fundamental para a formação, porque é uma oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional.

“Será de grande valia para minha formação acadêmica, com certeza terei muito aprendizado neste estágio em uma cidade como Sidrolândia que vem fazendo um excelente trabalho na parte da saúde e nos propiciará grandes oportunidades de ensino médico”, concluiu.

O convênio que a Prefeitura firmou com a Uniderp prevê que o município vai arcar com a hospedagem e alimentação dos estagiários.