Publicado em 27/11/2020 às 12:57, Atualizado em 27/11/2020 às 18:01

Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos será realizada amanhã (28)

Para evitar aglomeração, comparecer 1 responsável por endereço e uso de máscara

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Reprodução

A Prefeitura Municipal de Sidrolândia através da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar a Campanha de Vacinação Antirrábica canina e felina neste sábado, dia 28 de novembro. O horário de atendimento será das 08h às 11h e das 13h às 16h30. Para evitar aglomeração, comparecer 1 responsável por endereço e uso de máscara

A partir dos quatro meses de vida, cães e gatos devem tomar a dose da vacina para combater a doença.

Os postos de referência para a vacinação são:

- ESF Cleide Piran

- Carandazal (foi trocado no lugar do ponto do Malvinas, por conta da obra que está sendo realizado no local).

- ESF São Bento (próximo antigo CEO)

- ESF Cascatinha

- Auto Posto Pé de Cedro

- CRAS São Bento (Antigo Pet)

- Igreja Nossa Senhora da Aparecida (Vila Tereré)

- Vigilância Sanitária – Antigo Sidrônio

Nos Pet Shop com equipe própria serão:

- Bicho Mimado

- Amigo Bicho

- Consultório Dr. Marco A. Zorzeto.

De acordo com a Dra. Madelline Christie, a vacinação é a única forma de prevenir de forma eficiente a transmissão da raiva, que é uma zoonose fatal, (as zoonoses são enfermidades naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem, representando uma importante ameaça à saúde e ao bem estar da população), por conta disso a população deve levar todos os cães e gatos para a imunização, evitando apenas aqueles animais que estão doentes, apáticos e muito magros, fêmeas prenhas também não devem ser vacinadas.

A vacinação é importante, mas outras práticas também são importantes para controlar a doença, como manter o animal de estimação em casa e usar coleira nos passeios, evitando contato com animais desconhecidos; não mexer em cães e gatos desconhecidos, para evitar um possível ataque; em caso de mordida ou arranhadura deve procurar imediatamente o serviço de saúde para as devidas providências e nunca encostar em um morcego, caso encontre um.

A Prefeitura de Sidrolândia aproveita para lembrar das dicas importantes no combate ao Covid-19.

- Lavar as mãos

- Evitar tocar olhos, boca e nariz

- Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas

- Use Álcool gel e máscaras