Publicado em 21/10/2020 às 14:35, Atualizado em 21/10/2020 às 20:38

Castramóvel inicia atendimento em Sidrolândia

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: Karina Souza

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria de Saúde, iniciou o atendimento na unidade móvel de atenção à saúde animal, popularmente conhecida como Castramóvel. A primeira unidade móvel exclusiva irá fornecer os serviços de cirurgias de castração de cães e gatos gratuitamente.

O atendimento será por áreas do município, nesta primeira etapa do projeto, é realizado a classificação dos animais. Os agentes de saúde selecionam as famílias que participam de algum auxílio do Governo, ou que tenha até uma renda especifica, vão até a residência dessas pessoas, identificam o responsável pelo animal e entregam o documento de pré-agendamento, com data, hora e local onde a unidade móvel estará.

Após o agendamento realizado pelo agente de saúde, o responsável irá levar o pet para passar pela primeira fase da avaliação, para ver se o animal está apto ou não para ser castrado. No local também é realizado a vacinação antirrábica, preconizado pela resolução do Conselho de Veterinária, que os animais tem que ter um período de vacinação que antecede a castração, após isso o animal é classificado e entra na lista de castração.

A segunda fase do projeto é o procedimento de castração, e por último é o retorno pós cirúrgico. Além da castração, o projeto prevê ainda campanhas educativas para a conscientização sobre a guarda responsável e o bem-estar animal.

A unidade iniciou o atendimento na região central, neste momento está atendendo na região do ESF Cleide Piram, o cronograma continuará no Cascatinha, Jandaia e por último São Bento.

De acordo com a veterinária Kênia Aniz Chiarello, responsável pelo o atendimento no Castramóvel, o projeto é importante não só para os animais, mas para população do município também.

“O projeto de castração ele não é só um bem estar para o animal, porque nós sabemos que ele pode desenvolver doenças por ainda ter um ovário no caso da fêmea, ou testículo no caso do macho, e até da procriação que acontece bastante e acaba desenvolvendo animais errantes (animais livres e sem dono, que habitam o meio urbano), o problema maior é o zoonose, porque esses animais sem cuidados, ele acaba servindo de transmissor para outras doenças, ou ele mesmo pode sofrer com alguma doença, e não vai ter o cuidado necessário, então vamos abranger não só os animais, mas como a população também”, explicou Kênia.

O prefeito Dr. Marcelo Ascoli ressaltou os trabalhos que estão sendo feitos em relação aos cães e gatos de Sidrolândia.

“Estou muito contente, tenho certeza que vai ser algo bom para a nossa cidade, nós temos o Núcleo de Controle de Zoonoses, que está sendo construído, talvez fique pronto ainda esse ano ou ano que vem, apoiamos a APAS (A Associação Protetora dos Animais de Sidrolândia), a Prefeitura doou o terreno e contribui com recursos para cuidar dos nossos pets, e agora com mais essa importante aquisição, esse todo aparato vai estar para atender os nossos pets que precisam de carinho e atenção do Poder Público. Parabéns as nossas colegas responsáveis pela a unidade móvel, e que nós possamos fazer muito pela as famílias e pelos os animais”, encerrou o prefeito.

A Prefeitura de Sidrolândia aproveita para lembrar das dicas importantes no combate ao Covid-19.

- Lavar as mãos

- Evitar tocar olhos, boca e nariz

- Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas

- Use Álcool gel e máscaras