Publicado em 26/09/2022 às 08:29, Atualizado em 26/09/2022 às 12:31

Com mais de 8 mil animais vacinados, Sidrolândia atinge meta de vacinação

Cleber Ramirez - Assessoria de Comunicação da Prefeitura ,
Cb image default
Divulgação

Sidrolândia atingiu a meta de vacinação contra a raiva com mais de 8 mil animais, entre cães e gatos, vacinados durante este ano. No sábado, “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica, foram aplicadas e distribuídas mais de 4 mil vacinas.

Este ano as vacinas foram aplicadas e entregues nos pontos: Conveniência Karandá, ESF Cleide Piran, ESF São Bento, Campo do Carandazal, ESF Cascatinha, Auto Posto Pé de Cedro, CRAS São Bento, Igreja Nossa Senhora da Aparecida, Central de Regulação, Clínica Bicho Mimado, Consultório Veterinário Marco Zorzeto, Amigo Bicho e MG Pets.

A campanha vai ser estendida até novembro. A orientação para os donos de pets que ainda não vacinaram o seus animais é para que estejam procurando o Controle de Vetores, na antiga Escola Sidrônio, com um vasilha com gelo para buscar a vacina para aplicação em casa. Não é necessário levar o animal até o Controle de vetores.

RAIVA

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

Normalmente, a raiva é transmitida por meio da mordida de um animal. No Brasil, gatos e cães são os principais transmissores.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental.