Publicado em 07/10/2019 às 10:58, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Começou a Campanha de Vacinação contra o Sarampo

Nesta primeira etapa devem receber a imunização as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Segunda etapa será em novembro para adultos de 20 a 29 anos

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura

O Ministério da Saúde junto com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde deram início nesta segunda-feira (07/10) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

Em Sidrolândia, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde mobilizou suas Unidades de Saúde para receber o público-alvo e assegurar a imunização.

Nesta primeira etapa, que irá até o dia 25/10, com Dia D em 19/10, serão atendidas as crianças com idade entre 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A única meta estabelecida - que deve ser priorizada no âmbito da Campanha - é para o público na faixa etária entre os 6 meses até os 11 meses e 29 dias, num total de 348 crianças para o município de Sidrolândia.

A faixa entre entre 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias vai ser atendida dentro da rotina, devendo ter a Carteirinha de Vacinação avaliada pelos profissionais da Unidade de Saúde.

Para os adultos entre 20 e 29 anos, a Campanha acontecerá no período de 18/11 a 30/11 – com Dia D no encerramento da Campanha (30/11). Nesta faixa etária, quem já recebeu duas doses da vacina contra o sarampo não será imunizado pela terceira vez. Mesmo assim, todos devem procurar a Unidade de Saúde para a checagem da Carteirinha de Vacinação, para o controle junto ao Ministério da Saúde.

A Justificativa da prioridade pelas duas faixas etárias, é que as crianças são parte da elevada incidência nos surtos registrados neste ano, enquanto que a faixa dos adultos tem apresentado expressivo número de casos confirmados entre 20 e 29 anos.

O que é o sarampo

Conforme o site do Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.

A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.

O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça.