Publicado em 21/11/2022 às 16:06, Atualizado em 21/11/2022 às 20:22

Dia “D” de combate à dengue será uma das ações de mobilização em Sidrolândia

Mauro Silva - Assessoria de Comunicação ,
Foto: Cleber Ramirez

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (SEMSP), por meio do Controle de Vetores, está desenvolvendo diversas ações estratégicas com o intuito de mobilizar a população de Sidrolândia para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Com a incidência de casos controlada, a Prefeitura se mantém em alerta e envolve os moradores para impedir a proliferação do vetor. O Poder Público mantém os serviços rotineiros com a visita domiciliar pelos agentes, além dos bloqueios nos locais onde há casos notificados ou confirmados de pacientes com dengue.

Na semana anterior, os agentes de endemias fizeram ações na Rua Mato Grosso, Bairro Diva Nantes e no Distrito de Quebra Coco.

Caminhada pelo Dia “D” na sexta-feira

Outra mobilização agendada pela SEMSP e Controle de Vetores será realizada na sexta-feira (25/11), às 8h. Uma Caminhada, cuja concentração será na Praça do Bairro São Bento, e chegada na Praça Central, envolverá agentes de endemias, funcionários públicos de outros setores e a população, que desde já está convidada a participar.

Casos confirmados e óbitos

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a SEMSP, em Sidrolândia, 280 pessoas foram acometidas pela dengue durante este ano.

O município está entre os 57 enquadrados com alta incidência. Em 2022, são 357 casos notificados (prováveis), de acordo com o Boletim Epidemiológico de 16/11 divulgado pela SES.

Em Mato Grosso do Sul, foram 21 óbitos atribuídos à dengue, entre os quais, uma criança de 8 meses, no dia 24/09, em Nioaque. O Estado está na faixa de alta incidência, com 23.826 notificações (casos prováveis) durante os 11 meses do ano.

A participação da população, auxiliando o Controle de Vetores na eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, é fundamental para que novos casos ou mesmo óbitos ocorram no município.