Publicado em 22/05/2019 às 08:06, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Grupo de tratamento dos fumantes realizará ação ao Dia Mundial do Combate ao Fumo

O evento acontecerá na sexta-feira (31/05) na Praça Central e contará com panfletagem, apresentações de dança e música. Grupo se reúne às segundas a partir das 18h30 no CEM

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
 (Foto: Rafael Brites)

A Prefeitura de Sidrolândia através do grupo de tratamento dos fumantes – programa vinculado à Secretaria de Saúde – irá realizar na sexta-feira (31/05) uma panfletagem na Praça Central Porfírio de Brito, em referência ao Dia Mundial do Combate ao Fumo. A ação irá acontecer a partir das 7 horas da manhã, com o objetivo de conscientizar a população sobre os males causados pelo tabagismo, bem como convidar para os encontros do grupo de tratamento. No evento também ocorrerão apresentações de dança e música.

De acordo com a coordenadora e psicóloga do programa, Renata Losano Feitosa, nesta data todos os países estarão se mobilizando para alertar a população sobre os malefícios do cigarro e que é possível parar de fumar: “Independente se a pessoa já tem algum prejuízo na sua saúde, sempre a tempo de parar de fumar, então é importante saber que Sidrolândia tem o programa do tratamento do fumante, a gente também atua na prevenção nas escolas, nas unidades de saúde, então agora nesse mês de modo especial, estamos alertando para os malefícios do cigarro e pela importância de se respirar bem, respirar sem fumaça”.

O tema desse ano é “Tabagismo e Pulmão”. O tema é um alerta não somente para a pessoa que usa o tabaco, mas também que seja respeitado o espaço onde está o não fumante. Renata aponta que o pulmão é um grande órgão que adoece e sofre com as doenças respiratórias e cancerígenas: “Não fume dentro de casa, se você tem já essa dificuldade que não consegue parar de fumar, que você consiga pelo menos sair de dentro de casa, fumar lá fora, para que as outras pessoas não corram risco, não estejam também sujeitos as doenças que são relacionadas ao cigarro, a fumaça do cigarro. As crianças por exemplo que respiram, são crianças que estão constantemente com problemas respiratórios, respirar mal afeta também a aprendizagem, crianças que tem déficit de aprendizagem, muitas vezes respiram mal, respiram de boca aberta, enfim uma série de situações”.

Médico Renato Lima

Efeito devastador do narguilé

O Dr. Renato Lima, médico que acompanha os participantes do programa, explica sobre o narguilé que também é um tipo de tabaco altamente prejudicial à saúde: “A gente sempre associa o tabagismo ao tabaco e os métodos tradicionais de fumo, acontece que nesses últimos anos vem aparecendo importados de outros países, a cultura do narguilé, ele também é um tipo de tabaco, ele também usa a nicotina na constituição e também tem produtos químicos além de produtos cancerígenos”.

Segundo Renato é importante que os usuários ou quem tenha interesse em usá-lo, percebam que estão inalando tabaco em quantidades excessivas. O cigarro industrializado é vendido geralmente em um maço com 20 unidades, e causa prejuízos à saúde. Por outro lado, opina o médico, as pessoas que usam o narguilé perderam a relação entre limite aceitável e a quantidade intolerável, porque não há mais como dizer quanto cigarros fuma, que é o método tradicional.

“O narguilé esse método novo de se fumar, traz riscos assim como o cigarro tradicional, mas até mais, já que é um socialmente aceitável as pessoas estão se sobrecarregando desse tipo de vício, e não percebem esse risco, até crianças, adolescentes, gente que não deveria ter contato com cigarros tão cedo, está tendo contato, e ele tem nicotina causando dependência assim como o cigarro tradicional”.

Nutricionista Vivian Rinaldi (Foto: Rafael Brites)

No programa também há a nutricionista Vivian Rinaldi, que auxilia os participantes na alimentação durante o período de tratamento: “Todos nós sabemos que o fumante quando passa a parar de fumar tem a necessidade ou até mesmo por questão de paladar ele começa a sentir mais os gostos dos alimentos, então ele começa a comer a mais, e a gente está aqui para ajudar nas escolhas desses alimentos, quais alimentos a gente pode estar utilizando até mesmo para esse sistema imunológico estar liberando toxinas, mandando essas toxinas essa nicotina para fora, então a gente vai estar aqui para estar auxiliando a equipe”.

O grupo de apoio funciona todas as segundas-feiras, às 18h30, no CEM, para atender pessoas que já estão com desejo de parar de fumar. Há uma programação de acompanhamento que visa principalmente o apoio psicológico, mas também a utilização de adesivos, medicação, dependendo de cada caso.

“Nós estamos aqui a disposição, não tenham medo de vir, nos procurar, não tenham medo de pedir ajuda, nós estamos aqui para ajudar todo mudo, estamos à disposição para ajudar esses novos ex-fumantes”, convida Vivian.