Publicado em 24/03/2020 às 11:09, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Hospital Elmíria Silvério Barbosa apresenta estruturas e ações para o combate ao COVID-19

A Prefeitura de Sidrolândia, repassou para o hospital o valor de R$ 157.503,57, de Contratualização Municipal e Estadual

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: Rafael Brites

Na manhã desta terça-feira (24/03), o prefeito Dr. Marcelo Ascoli, acompanhando do secretário da Saúde, Nélio Saraiva Paim, e do secretário de Governo e Desburocratização, Clayton Ortega, estiveram no Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa, para estar em sintonia com os serviços prestados e acompanhar as medidas que estão sendo adotadas para o enfrentamento do coronavírus.

Na oportunidade, o prefeito foi recebido pelo presidente da instituição, Luiz Carlos Alves da Silva, para detalhar as ações que estão sendo realizadas.

“A gente vem apresentar as estruturas, as ações que o hospital tem adotado, e a nossa reinvindicação, e prestar conta para a Prefeitura, nós estamos alinhando com o município, porque infelizmente nós temos que se preparar, uma vez que essa situação é inimaginável e a gente não podemos ter qualquer outro atrito, então a gente vem concatenar as ações, os insumos e todas as medidas que estão sendo dotadas em comum entre o município e o hospital”, declarou o presidente.

Durante a visita, foi discutido sobre realizar um atendimento externo arejado, a Prefeitura disponibilizará duas tendas, uma para a UPA e outra para o hospital, para assim organizar, e onde serão recepcionados os pacientes, para fazer uma primeira triagem, tudo para evitar uma contaminação maior nas unidades de saúde e pensando no bem estar do paciente e da população em geral.

De acordo com o presidente, a nova ala do hospital nesse primeiro momento, ficará dedicado aos pacientes gravemente acometidos pelo coronavírus, se vier acontecer, após essa pandemia será seguido o projeto, sendo um novo centro cirúrgico e obstétrico completo e de última geração, composto por Salas para recepção de pacientes, para materiais e roupas esterilizadas, enfermagem, prescrição, parto normal (três salas), sala de pós-cirurgia com quatro leitos, sala de equipamentos, lavagem de materiais, desinfecção química, armazenagem de materiais esterilizados, quarto para médico plantonista, farmácia, sala de higienização (recém-nascido), e dois centros cirúrgicos.

Foi alinhado também uma autorização para que o hospital possa contrair um empréstimo de R$ 400 mil, com o banco privado, em uma linha de crédito para afins de fazer frente a esse novo vírus. Luiz Carlos também comunicou que já foi anunciado que através de emendas da Assembleia, serão destinados R$ 100 mil para ajudar no combate, e por fim estão verificando as disponibilidades dos respiradores que o Ministério da Saúde irá destinar para o estado de Mato Grosso do Sul, para conseguir alocar ou destinar algum desses respiradores para Sidrolândia também.

O hospital juntamente com o Sindicato Rural, fizeram uma campanha para arrecadar junto aos produtores rurais recursos suficientes para compra de equipamentos indispensável para o tratamento de pacientes com problemas respiratórios, sendo também um dos sintomas mais graves do COVID-19. Em menos de 24 horas, produtores já doaram quase R$ 300 mil.

E nessa segunda-feira (23/03), a Prefeitura de Sidrolândia, repassou para o hospital os valores de R$ 82.075,00 (Contratualização Municipal), e R$ 75.428,57 (Contratualização Estadual), somando um montante de R$ 157.503,57.

O prefeito Dr. Marcelo Ascoli, relatou que nesse momento é preciso estar preparados, por isso a Prefeitura está tomando medidas duras no que diz respeito a evitar a contaminação e a disseminação dessa doença.

“O certo é todos unirem as forças, UPA, hospital, unidades básicas de saúde, todos trabalhando juntos, vamos estar lutando, tenho certeza que Sidrolândia está fazendo sua parte, e que estamos a frente de muito outros locais por aí a fora, mais com humildade, com respeito buscando fazer o melhor”, encerrou o prefeito.