Publicado em 21/08/2019 às 15:40, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Mais uma obra: Assinatura da Ordem de Serviço para início da ampliação do ESF Diva Nantes será no dia 26/08

Obra da Prefeitura na unidade de saúde garantirá melhores condições de trabalho e de atendimento. E em breve a estrutura atual também receberá reforma

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
UBS Diva Nantes terá ampliação, e em breve, reforma do prédio (Fotos: Rafael Brites)

A Prefeitura de Sidrolândia anunciou que na segunda-feira (26/08) às 8h30 realizará o ato de assinatura da Ordem de Serviço e o início imediato das obras de ampliação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) “Diva Nantes”.

O evento acontecerá na unidade, situada à Rua Prudente de Morais no Bairro Diva Nantes, quando o prefeito Dr. Marcelo Ascoli assinará o documento para que a empresa designada execute a obra, orçada em R$ 63.995,66.

Conforme o secretário de Saúde, Nélio Saraiva Paim Filho o investimento é da Prefeitura e do Ministério da Saúde. “Este recurso estava parado há muito tempo, e com o apoio do prefeito, conseguimos destravar e deixar disponível para a realização desta ação na Unidade Diva Nantes”, comentou Nélio.

A previsão de conclusão é de 90 dias, quando então o ESF  passará a contar com mais salas, para os Agentes Comunitários de Saúde, reuniões, e outros serviços, que propiciarão melhores condições de trabalho à equipe, e de atendimento ao público.

A Secretaria de Saúde informou que além desta ampliação, já está programada pela Administração Municipal, a reforma do prédio, que receberá melhorias significativas, com a execução dos serviços pela Equipe de Manutenção chefiada por Claésio Lechner, vinculada à Secretaria de Governo e Desburocratização (Segov).

A Obra

A Segov disponibilizou a equipe do Departamento de Planejamento (Deplan) para elaborar o projeto de engenharia para a ampliação. O secretário Clayton Ortega fez o encaminhamento à diretora do setor, Ivanir Areco, que por sua vez incumbiu esta responsabilidade à engenheira Jordana Bertuzzi.

A profissional afirmou que a ampliação do ESF Diva Nantes foi projetada para suprir a necessidade de um local fixo para os agentes de saúde da região. A obra será executada pela empresa WC Engenharia.

- O prédio será ampliado em 44,17m², com uma sala para reuniões, uma segunda sala que será usada como depósito/arquivo, um banheiro acessível, cobertura frontal para os pacientes, bancos, e um abrigo de resíduos sólidos. E ainda a pintura externa do prédio – detalhou a engenheira.

A Unidade

O ESF Diva Nantes mantém duas mil famílias em sua área de cobertura, e por isso é uma das principais unidades de saúde na área urbana de Sidrolândia. A estrutura foi inaugurada em abril de 2014.

São diversos os serviços oferecidos aos cadastrados: desde a acolhida, acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura), Odontologia (consulta e tratamento), curativo, medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos, enfermagem, exame preventivo (câncer de colo do útero), Grupo de Educação em Saúde, imunização (vacinas), consulta médica, nebulização, Planejamento Familiar, teste de gravidez (TIG).