Publicado em 19/02/2019 às 15:27, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Medidas tomadas pela prefeitura contribuem para a redução nas notificações de dengue

Secretaria de Saúde também anunciou a diminuição das confirmações da doença. Poder Público e população se unem para eliminar os focos do aedes aegypti

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Agentes de Vigilância Epidemiológica mantém o trabalho rotineiro com as visitas domiciliares (Foto: Rafael Brites)

Estatística apresentada nesta terça-feira (19/02) pela Secretaria de Saúde revelou um quadro animador sobre a incidência da dengue em Sidrolândia, após as fortes medidas adotadas pela prefeitura para conter a proliferação do mosquito aedes aegypti.

O número de notificações assusta, mas é bom lembrar que é em razão do critério de soma desde o início do ano. Assim, Sidrolândia chega a 588 notificações, desde o dia 1º de janeiro até 19 de fevereiro.

Há porém dentro desta estatística, um dado considerado positivo, que é a queda brusca de notificações na 8ª semana do ano, em relação às anteriores.

A 4ª semana contabilizou 100 notificações, seguida de 115 na 5ª, 142 na 6ª e 121 notificações na 7ª. Até o momento, a 8ª semana que está em andamento, apresenta 44 notificações.

O levantamento informa que o número de notificações diárias tem apresentado uma redução de 60%.

Casos positivos também diminuem

Outro apontamento que estimula o otimismo no âmbito da Saúde Pública, se refere ao número menor de casos positivos de dengue na 7ª semana, quando ocorreram apenas 2 registros. Bem melhor que o quadro das semanas anteriores (6ª – 8, 5ª – 7, 4ª – 8, e 3ª – 7 casos confirmados). No ano, são 34 pacientes atendidos pela Rede Pública que contraíram dengue.

Sabe-se porém que há relatos de pessoas que foram atendidas por hospitais e clínicas particulares – por isso não aparecem nas estatísticas – cujos exames atestaram positivo para dengue.

Não há confirmações de chikungunya ou zika na Rede Pública, mas na Rede Particular circulou a informação sobre um caso de chikungunya.

Ações resultaram na redução dos focos do mosquito

Desde o início de fevereiro, a Prefeitura de Sidrolândia por intermédio da Secretaria de Saúde, apoiada pela Secretaria de Infraestrutura, Setor de Posturas e de outros órgãos que integram o Comitê Municipal de Combate à Dengue, desencadeou diversas ações com a finalidade de eliminar focos do mosquito aedes aegypti, a partir da sensibilização dos municípios para colaborarem realizando a limpeza nos quintais e terrenos baldios.

Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Vigilância Epidemiológica, garis, técnicos das Vigilâncias em Saúde e equipe com o Fumacê (inseticida utilizado para eliminar o mosquito adulto) trabalharam por toda a cidade em uma grande mobilização.

Eles retiraram recipientes que acumulam água de chuva e que servem de criadouro para o aedes, e em vários lugares, localizaram larvas do mosquito.

Grande parte dos moradores aderiram à campanha, e já se conscientizaram de que são os responsáveis por fiscalizar os quintais e residências para evitar a proliferação do mosquito.

Mesmo assim, a luta continua, e há a necessidade de mais munícipes se engajarem neste trabalho que deve ser diário. E o trabalho rotineiro dos Agentes de Vigilância Epidemiológica continua.

Além da mobilização pela Secretaria de Saúde, a Prefeitura também trabalha através da Pasta da Infraestrutura intensificando a limpeza urbana com a empresa Morhena e uma frente de operações urbanas da Secretaria.

As equipes já estiveram na parte alta e finalizam a região central. Em seguida partirão para o Grande São Bento e aldeias urbanas.