Publicado em 23/08/2021 às 16:18, Atualizado em 23/08/2021 às 20:37

Para comemorar Agosto Dourado, Saúde entrega kits para gestantes da Unidade Malvinas

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: Rafael Brites

Em comemoração ao Agosto Dourado, adotado para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou na última sexta-feira (20), a distribuição de kits para gestantes da Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Vila Malvinas no Bairro São Bento.

A enfermeira Juliana Beme, responsável pela Rede Cegonha, explica que como as gestantes constituem grupo de risco para contrair Covid-19, aquelas que estão fazendo o pré-natal nas Unidades de Saúde de referência estão recebendo o kit que inclui uma bolsa média que trazem um folheto informativo sobre cuidados e prevenção da COVID-19 durante a gestação, álcool em gel 70%, termômetro clínico digital, máscara de tecido, lenço de papel, gazes e kit de higiene oral.

A prefeita Vanda Camilo, que esteve acompanhando a entrega, durante o ato recordou de todo processo de amamentação com sua filha há 28 anos quando as informações sobre a amamentação chegavam por correspondência.

Com o tema “proteger a amamentação é uma responsabilidade de todos”, neste mês de agosto estão ocorrendo várias ações no município, incentivando o Aleitamento Materno. A dentista Loana Alves, acompanhada da enfermeira Ana Lídia e do pediatra Marcelo Ascoli, realizaram uma palestra sobre as técnicas de amamentação, as vantagens da amamentação e a importância da higiene oral.

Durante a semana a Secretaria de Saúde dará continuidade na entrega dos kits gestantes com adesão as consultas de pré-natal nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), do Cascatinha II e Quebra Coco.

De acordo com o Ministério da Saúde, o leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos.

O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.