Publicado em 23/06/2021 às 16:32, Atualizado em 23/06/2021 às 20:50

Prefeitura de Sidrolândia coloca o Castramóvel em funcionamento

Unidade móvel, em princípio, realizará a castração dos animais cadastrados em 2020, mas abrirá pré-cadastros para a sequência do trabalho

Karina Souza, Comunicação da Prefeitura
Vanda, Márcio e Rodrigo entregam documento a proprietária de animal castrado (Fotos: Rafael Brites)

Na manhã desta quarta-feira (23/06), a Prefeitura de Sidrolândia realizou o ato de início de atendimento do procedimento de castração da unidade móvel de atenção à saúde animal, popularmente conhecida como Castramóvel.

A partir de agora esta estrutura fornecerá os serviços de cirurgias de castração de cães e gatos gratuitamente.

A primeira ação do Castramóvel em Sidrolândia aconteceu em 2020, com a etapa de classificação dos animais. Os agentes comunitários de saúde selecionaram as famílias que participam de algum programa social, ou que tenha até uma renda especifica, e entregaram o documento de pré-agendamento ao responsável pelo animal.

Os pets receberam a avaliação profissional, para o diagnóstico de aptidão ao procedimento da castração, e tomaram a vacina antirrábica, preconizada pela resolução do Conselho de Medicina Veterinária.

Com o início do atendimento neste ano, os animais que estão aptos serão chamados para a segunda fase do projeto que é o procedimento de castração, e por último, o retorno pós cirúrgico.

A equipe do Castramóvel está entrando em contato com os donos dos animais cadastrados no ano passado para o agendamento da castração.

Autoridades municipais prestigiaram o ato (Fotos: Assessoria Parlamentar)

Profissional responsável pela unidade comemora

De acordo com a médica veterinária Kênia Aniz Chiarello, coordenadora do Castramóvel, é um projeto importante para o Município.

“Nós que estamos na frente, e toda equipe do Castramóvel, só temos que agradecer e mostrar a nossa satisfação com esse projeto que vem sendo estruturado para atender a população e os seus animais. Com o empenho da prefeita Vanda Camilo, deputado estadual Márcio Fernandes, da equipe todinha da Secretaria de Saúde, com o secretário Dr. Renato, do Conselho de Veterinária, e do presidente Rodrigo Piva, conseguimos que o projeto caminhasse, e com todo esse apoio estamos inaugurando o procedimento de castração e prontos para atender a população da melhor maneira junto com os seus animais”, disse a profissional responsável pela estrutura.

Márcio Fernandes, deputado estadual

Parlamentar autor do Projeto destina mais R$ 200 mil em emenda

O deputado estadual Márcio Fernandes, autor do projeto instituído pelo Estado em 69 municípios, que receberam o Castramóvel, participou do ato em Sidrolândia.

“Destinamos essa unidade (Castramóvel) no ano passado e hoje nós estamos aqui dando início aos trabalhos, sendo o maior programa de castração de cães e gatos do Brasil”, disse o deputado.

Márcio Fernandes anunciou na ocasião, a destinação de uma emenda parlamentar da ordem de R$ 200 mil, para que a prefeita Vanda Camilo defina a área onde será colocada.

Vanda Camilo falou em nome da Administração Municipal

Prefeita enaltece importância do Castramóvel e anuncia onde investirá emenda

A prefeita Vanda Camilo, durante o ato de início dos trabalhos declarou que a Administração Municipal tem trabalhado em cima de um planejamento para que a Secretaria Municipal de Saúde mantenha o funcionamento regular do Castramóvel, peça necessária no âmbito de saúde pública, e reivindicada pela população.

“Desde que assumimos interinamente o funcionamento do Castramóvel era algo que estava nos incomodando, e graças ao empenho, pudemos efetivamente iniciar os serviços. São mais de 1.500 animaizinhos que já foram cadastrados no ano passado, que serão castrados”, disse a prefeita.

Vanda lembrou que um procedimento desses tem custos ao proprietário, mas, – graças à iniciativa do deputado estadual Márcio Fernandes e da parceria da Prefeitura que entendeu a importância do Castramóvel – será gratuito para a população.

Quanto à destinação dos R$ 200 mil que serão disponibilizados por Márcio Fernandes para Sidrolândia, a prefeita anunciou que servirão para que a Administração Municipal invista na etapa final das obras do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), que em breve será inaugurado em Sidrolândia.

Vereadores, secretários municipais, servidores públicos, representantes do Conselho Municipal de Saúde, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Rodrigo Piva, e o presidente do MDB municipal Daltro Fiúza, prestigiaram o evento.