Publicado em 13/06/2020 às 20:09, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura decreta quarentena no Distrito do Quebra Côco a partir desta segunda-feira (15)

Estão excluídos da quarentena serviços de saúde, mercados e farmácias

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria de Saúde, realizou na noite de sexta-feira (12/06), uma reunião com o Comitê de Enfrentamento do coronavírus, prefeito Dr. Marcelo Ascoli, secretários, autoridades da Segurança Pública do Município, e representando a Câmara Municipal, o presidente Carlos Henrique Olindo, para tratar sobre algumas mudanças necessárias que serão implementadas no Distrito do Quebra Côco, em relação ao coronavírus.

Considerando o atual cenário do município de Sidrolândia, em relação ao coronavírus, em especial ao Distrito do Quebra Côco, que nesta semana teve confirmado o primeiro óbito por coronavírus, e também o primeiro caso de transmissão comunitária no município, visto que a vítima não tinha histórico de viagens dias anteriores ao óbito, e nem de contato direto com caso positivo para a doença em nosso município. Assim foi configurado pelo Estado do Mato Grosso do Sul, como o primeiro caso de transmissão comunitária, dadas as circunstâncias em que o caso surgiu e culminou a óbito.

Durante a reunião foi decidido que será estabelecido através do decreto municipal, que será publicado na segunda-feira (15/06), uma quarentena de 14 dias no Distrito do Quebra Côco, estando autorizados a funcionar somente os serviços de saúde, mercados e farmácias. Os serviços que não são essenciais serão suspensos, como as atividades comerciais, religiosas e recreativas.

Juntamente com essa medida de restrição de fluxo de pessoas, a Prefeitura irá usar carro de som para conscientizar moradores e orientar sobre as medidas de prevenção de combate ao coronavírus. Será encaminhado uma equipe de fiscalização e orientação para o distrito nos próximos 14 dias.

A Secretaria de Saúde estará fazendo o levantamento de todos os contatos direto com a vítima, indo ao domicilio de todos os moradores do distrito nos próximos dias para fazer a triagem.

De acordo com a diretora da Saúde, Tatiane Nantes, a busca pelos contatos familiares da paciente foi iniciada semana passada, os sintomáticos da família já começaram a serem testados, porém com a nova medida, serão testados também os familiares assintomáticos e as pessoas que tiveram contato direto com a vítima.

A orientação para toda a população do Quebra Côco, é que fique em casa nesse período de quarentena, que a equipe de saúde estará trabalhando para que se interrompa a transmissão comunitária do coronavírus no distrito.

“Nós precisamos que a população entenda que é necessário para que se interrompa essa transmissão, precisamos que elas fiquem em casa até nós conseguirmos fazer a identificação dos suspeitos e da abordagem dos casos que por ventura se tornarem positivo, até todas as ações de prevenção e de controle do contágio seja efetiva no local, interrompendo a transmissão e evitando futuros casos positivos para a Covid-19”, encerrou Tatiane.

A Prefeitura de Sidrolândia aproveita para lembrar das dicas importantes no combate ao Covid-19.

- Lavar as mãos

- Evitar tocar olhos, boca e nariz

- Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas

- Use Álcool gel e máscaras