Publicado em 14/05/2020 às 08:30, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura orienta quanto a forma correta de desinfecção de estabelecimentos e residências

A higienização é uma das principais medidas para se evitar a propagação do novo coronavírus

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura

A higienização é um dos principais fatores entre as medidas que devem ser adotadas para evitar a propagação do novo coronavírus, conforme orientam os órgãos e autoridades da Saúde Pública. A partir dessa orientação, a Prefeitura de Sidrolândia determinou em decreto assinado pelo prefeito Dr. Marcelo Ascoli, que a higienização e a desinfecção dos estabelecimentos comerciais privados em área interna e externa será de responsabilidade dos proprietários. A Secretaria Muncipal de Saúde recomenda que tal medida de desinfecção também seja agora em domicílios por toda população.

Conforme orientação da Anvisa (Agência Nacional de Saúde), um dos produtos indicados para realizar a desinfecção de forma correta, é o Hipoclorito de sódio (Água sanitária), a 0,1% ou 0,5%. Esse produto em embalagens comerciais apresenta uma concentração maior que a indicada, portanto, faz-se necessário a diluição para chegar a concentração ideal.

1° passo:

Ao comprar o produto no comércio (supermercados, conveniências e congêneres), verificar se tem a concentração de 2% ou 2,5% e se tem o registro no Ministério da Saúde.

Observação: não compre produtos caseiros.

2º passo:

Como fazer a diluição?

3º passo:

Como guardar a água sanitária diluída?

- Guarde no frasco escuro e vedado, para não perder o teor e cloro ativo.

- Como fazer a aplicação?

4º passo:

O que devo higienizar com água sanitária diluída?

- O coronavírus é passado de mãos em mãos e fica muitas vezes em locais que nós não percebemos.

- Higienize o piso com a solução diluída, vai ficar com o odor característico de cloro, mas não passe o desinfetante logo em seguida, ele poderá tirar o efeito.

Para conferir o material completo clique aqui.