Publicado em 13/03/2020 às 11:15, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura realiza reunião de orientação com secretários e corpo técnico da saúde sobre o Coronavírus (Covid-19)

Confira as recomendações para evitar a doença

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura

A Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (13/03), uma reunião com secretários para orientar sobre os procedimentos necessários em relação à doença, além de informar que o momento exige atenção, mas a principal recomendação é estimular a prevenção com boas práticas de higiene.

Sidrolândia trabalha de forma preventiva, organizando os serviços e fornecendo informações para que todos os secretários estejam atualizados com relação à doença e seus protocolos. Segundo a diretora, enfermeira Cleide Roque Machado, a reunião serviu para estar normatizando as condutas básicas.

“Não temos nenhum caso e nem suspeita no município de Sidrolândia, mas estamos nos preparando, preparando nossos profissionais e munícipes para enfrentar esse problema de saúde”, completou a diretora.

Na reunião foi falado as medidas de prevenção que devem ser adotadas pelos cidadãos, não só em relação ao Covid-19, mas a infecções respiratórias em geral, assim como todas as outras doenças transmissíveis, existem cuidados que cada pessoa deve tomar para se proteger, como lavar as mãos frequentemente, utilizar álcool gel para desinfecção das mãos e de objetos, ao espirrar é necessário usar lenço de papel e descartá-lo corretamente, além de evitar locais fechados e aglomerações.

Veja abaixo outras recomendações para evitar a doença:

– Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

– Cubra sempre o nariz e a boca ao tossir e ao espirrar;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Manter os ambientes bem ventilados.

– Evite ambientes fechados com aglomerações.

Medidas como estas evitam a proliferação de doenças como Gripe (H1N1), Sarampo, Coqueluche, além do próprio Coronavírus.

De acordo com Cleide, ainda hoje haverá uma reunião na UPA, com toda equipe de saúde, todas gerências, médicos e enfermeiros, para estar repassando tudo que foi discutido e sanando dúvidas.

“Como tem muita coisa acontecendo e muito rápido, a gente precisa constantemente está informado” concluiu a diretora.

Qualquer dúvida que as pessoas tiverem podem procurar no site da Ministério da Saúde aqui.