Publicado em 16/07/2020 às 10:17, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura realiza reunião para tratar sobre as novas medidas de prevenção ao Coronavírus

Durante a reunião foi decidido antecipar o toque de recolher para às 20 horas

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Foto: Rafael Brites

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria de Saúde, realizou na tarde de quarta-feira (15/07), uma reunião com o comitê de enfrentamento do coronavírus, secretários e as autoridades do Ministério Público e Segurança Pública do Município, para tratar sobre algumas mudanças necessárias que serão implementadas em relação a prevenção e ao combate ao coronavírus.

Durante a reunião o prefeito Dr. Marcelo Asocli decidiu seguir a orientação da promotora de Justiça, Dra. Janeli Basso, e aderir a recomendação do programa do Governo do Estado de Mato Grosso Sul “Prosseguir”, que será publicado em breve.

O Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), tem o objetivo de manter as atividades socioeconômicas, sem riscos à saúde. A metodologia prevê o cruzamento de indicadores de três áreas: Vigilância Epidemiológica, Saúde e Impacto Econômico, estipulando, por meio de faixas de cores - que variam do verde ao preto, o grau de risco da saúde da região (se baixo, tolerável, médio, alto ou extremo). Seguindo a classificação por cor também são definidas as medidas de flexibilização ou restrição das atividades econômicas, de acordo com a classificação de risco de cada uma delas.

De acordo com a promotora Dra. Janeli Basso, o papel do Ministério Público na reunião, é acompanhar as decisões dos gestores públicos, orientar sobre a legalidades dos atos, e recomendar sobre o programa do Governo do Estado.

“O programa Prosseguir procura definir a forma como que cada município poderia atuar e agir, para auxiliar tanto a questão da área da saúde quanto na área econômica, buscando um equilíbrio, assim trazendo um estudo científico para auxiliar os gestores na tomada de decisão, então só orientamos para que seja acompanhado esse programa, conhecer as recomendações e na medida do possível seja acolhido o que for o melhor para o município”, explicou a promotora.

Foi decidido também seguir a mesma linha do decreto de Campo Grande, juntamente com a orientação da Secretaria de Estado de Saúde do Governo de Mato Grosso do Sul. Algumas medidas de restrições serão tomadas para evitar aglomerações, sendo aos fins de semana, só poderão funcionar na cidade atividades consideradas essenciais. O toque de recolher será antecipado e passará a ser às 20h. Será intensificado as medidas de orientação e de fiscalização nas aglomerações que ocorrem durante a semana nos diversos setores da cidade. Todas as medidas serão tomadas até o dia 31 de julho, depois será avaliado a evolução dos casos.

O decreto com as novas medidas será publicado após o programa “Prosseguir” do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul ser divulgado.

A Prefeitura de Sidrolândia aproveita para lembrar das dicas importantes no combate ao Covid-19.

- Lavar as mãos

- Evitar tocar olhos, boca e nariz

- Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas

- Use Álcool gel e máscaras