Publicado em 14/08/2020 às 11:14, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura reorganiza a coleta de testagem para coronavírus e cria Centro de Testagem em local específico

Para realizar o teste, a Secretaria de Saúde segue os critérios recomendados pelo Ministério da Saúde

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: Paulo Gomes

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, reorganizou a coleta de exames e testagem rápida para o coronavírus. Foi criado o Centro de Testagem em local específico, onde todos os pacientes sintomáticos que já foram isolados nos Serviços de Saúde e que estão sendo acompanhados pelas equipes de Saúde são testados, visando assegurar o devido distanciamento social, conforto e bem estar da população.

Os testes estavam sendo realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a partir do dia (03/08), as coletas passaram a ser no novo local de coleta, localizado no antigo CMEI São Bento, ao lado do ESF São Bento. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 7h às 11h e das 13h às 17h. Aos sábados e domingos das 7h às 11h.

O tipo do exame a ser realizado por cada paciente sintomático é definido a partir dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Todos os pacientes devem comparecer na unidade de saúde do seu bairro e após a avaliação médica, o paciente e a família são isolados e orientados a aguardar o contato da equipe de monitoramento para a investigação e agendamento do exame adequado.

Se o paciente tiver o resultado positivo no exame, os profissionais de saúde vão até o domicílio para realização da testagem nos contatos domiciliares. A equipe volante também atende no domicílio os pacientes com suspeita e que tenham alguma dificuldade de locomoção.

A Prefeitura de Sidrolândia aproveita para lembrar das dicas importantes no combate ao Covid-19.

- Lavar as mãos

- Evitar tocar olhos, boca e nariz

- Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas

- Use Álcool gel e máscaras