Publicado em 22/07/2020 às 17:02, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura repassa R$ 2,7 milhões para o Hospital Elmíria Silvério Barbosa para tratamento e combate ao coronavírus

Com o recurso será possível a instituição adquirir mais materiais, insumos, abrir novos leitos e custear profissionais de saúde

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: Rafael Brites

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, repassa mais de R$ 2,7 milhões para o Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa, para o tratamento e combate ao coronavírus.

Recurso foi disponibilizado por meio do Fundo Municipal de Saúde, destinado para o custeio da Saúde do Município, durante a pandemia do Covid-19. A verba é proveniente do programa de financiamento de Média e Alta Complexidade – MAC, da União Federal, a qual é repassada aos municípios que realizam a sua administração.

Com os recursos, os estados e municípios terão mais fôlego financeiro em caixa para aquisição de materiais e insumos, abertura de leitos, além do custeio de profissionais de saúde, ações e procedimentos, de acordo com a necessidade local, para enfrentamento específico ao coronavírus.

O prefeito Dr. Marcelo Ascoli, sabendo da dificuldade do hospital em um momento de pandemia, decidiu repassar uma boa parte da quantia do valor recebido para a instituição.

O presidente do hospital, Luiz Carlos Alves da Silva, ressaltou a importância desse recurso para o tratamento e combate ao coronavírus.

“O hospital por conta da pandemia teve que equipar e instalar novos equipamentos, colocamos 5 novos leitos em uma ala que era destinado para o centro cirúrgico, nesse primeiro momento está sendo dedicado aos pacientes gravemente acometidos pelo coronavírus, todos pacientes que passam por lá em virtude desse vírus, eles dependem de oxigenação, medicação e atendimento médico, isso demanda um alto custo, e um custo extra que o hospital não tinha”.

De acordo com Luiz Carlos, os recursos serão para o tratamento do Covid-19 e manutenção dos aparelhos.

“Nós precisamos de bombas de fusão, vamos precisar de novos leitos, porque não sabemos o tamanho da demanda, de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), álcool, medicação, mão de obra e tudo mais que aquela ala consome”, explicou.

O presidente agradeceu pelos repasses e ressaltou que serão extremamente importante.

“A parceria da Prefeitura é importantíssima para o hospital, sem ela não conseguiremos manter o funcionamento da instituição, por isso agradecemos a disposição do prefeito Marcelo que reconheceu e sabe da necessidade do hospital, que está sensibilizando com a saúde e enfrentamento ao coronavírus”.

Foto: Rafael Brites

O prefeito Dr. Marcelo Ascoli agradeceu aos parlamentares por possibilitarem que esses recursos estivessem disponíveis para os municípios.

“Esses recursos vieram do Fundo Nacional de Saúde, uma portaria ministerial que é explicado os critérios do repasse para os municípios do Brasil inteiro, é repassado o valor conforme o Ministério avaliar a necessidade de cada município e conforme esses critérios. Queremos agradecer aos Deputados Federais e Senadores, que junto ao Governo Federal e o ao Ministério da Saúde, se empenharam para que esses recursos estivessem disponíveis ao Fundo Nacional de Saúde”, encerrou.

A Prefeitura de Sidrolândia aproveita para lembrar das dicas importantes no combate ao Covid-19.

- Lavar as mãos

- Evitar tocar olhos, boca e nariz

- Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas