Publicado em 28/09/2018 às 11:08, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Setembro Amarelo concluiu ações junto à população de Sidrolândia

Foram inúmeras palestras e outras atividades visando a prevenção ao suicídio

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Cb image default
Equipe da Gerência de Saúde Mental fez diversos registros fotográficos da realização das ações do Setembro Amarelo em Sidrolândia

A Prefeitura de Sidrolândia através da Gerência de Saúde Mental – repartição vinculada à Secretaria Municipal de Saúde – encerrou a vasta programação desenvolvida pela Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

Conforme a organizadora da ação no município, psicóloga Ana Paula Barbosa – coordenadora da Gerência de Saúde Mental – nesta semana foram intensificadas as ações, que contemplaram moradores do Distrito de Quebra Coco, usuários do ESF Cleide Piran, ESF São Bento, a comunidade do Território Indígena Buriti (Córrego do Meio e entorno), alunos e professores das escolas Sidrônio Antunes de Andrade e Catarina de Abreu.

Durante o mês, a Campanha Setembro Amarelo orientou sidrolandenses do Grande Eldorado, de diversos assentamentos, população indígena e da área urbana.

A imprensa local também contribuiu com a divulgação dos eventos e com a conscientização levada pela organização a um número ainda maior de cidadãos.

O apoio disponibilizado pela Prefeitura que por meio das equipes vinculadas à Secretaria de Saúde – tanto do setor administrativo quanto das Unidades de Saúde – propiciaram condições para a realização do projeto. Ana Paula Barbosa também agradeceu à psicóloga Edimara Gonçalves pela significativa contribuição dada com a participação nas atividades.

Cb image default
Divulgação

Onde procurar ajuda

A Campanha Setembro Amarelo 2018 em Sidrolândia indica em que momento o paciente pode estar em comportamento de risco suicida: “Se você tem sentimentos frequentes como tristeza, desânimo, desesperança e desinteresse, procure o Serviço de Saúde mais próximo! Você pode estar sofrendo de depressão, ansiedade e/ou outros transtornos mentais que causam estes sintomas podendo levar a pensamentos de morte ou até mesmo de suicídio”, orienta o material.

A Prefeitura de Sidrolândia por intermédio da Secretaria de Saúde disponibiliza o atendimento nos seguintes locais:

Unidades de Saúde urbanas e rurais, Núcleo de Apoio à Família (NASF), Centro de Especialidades Médicas (CEM) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Telefones

Já está disponível para os municípios de Mato Grosso do Sul e outros 8 Estados o número 188 do Centro de Valorização pela Vida (CVV) para quem estiver pensando em se suicidar, sem custo de ligação, podendo ser utilizado em qualquer horário.

Em Sidrolândia, o CAPS, situado à Rua Prefeito Jaime Ferreira Barbosa 150, Centro, também atende pelo telefone 3272-1653, com atendimento de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h.  

Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação