Publicado em 15/01/2020 às 09:37, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Arena Multiuso: Com 35 anos de existência, Ginásio Olegário recebe reforma e modernização

Espaço utilizado para práticas esportivas também serve para eventos de natureza diversa. Local é fundamental para a população sidrolandense

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Cb image default
Obra em andamento no Ginásio Olegário da Costa Machado (Fotos: Paulo Gomes)

Estão em andamento as obras de modernização e reforma no Ginásio de Esportes Olegário da Costa Machado, no Bairro São Bento. A Prefeitura executa a ação, que é viabilizada por conta de recursos federais e contrapartida financeira da Administração Municipal (R$ 32.770,66). O investimento total é de R$ 422.770,66.

A empresa BML Comércio e Serviços, vencedora do processo licitatório realizado no dia 11 de junho é quem realiza a obra.

Com 35 anos de existência, completados em agosto de 2019, o Ginásio Olegário é a principal praça poliesportiva coberta, e neste período recebeu inúmeras competições locais, estaduais e até nacionais. O público de diversas idades, e famílias inteiras já estiveram, pelo menos uma vez, assistindo jogos no local.

Cb image default
Divulgação

Necessidade de intervenção na estrutura

Há anos as queixas quanto às condições estruturais ressoavam entre a comunidade esportiva, preocupada com o futuro do ginásio, sem investimentos para os reparos necessários.

Nos últimos anos pequenas reformas ocorreram para manter o funcionamento, porém aquém do que deveria ser realizado. O investimento relevante foi a troca do piso e pintura da quadra, e melhorias na cobertura.

Ouvindo o clamor dos usuários, e constatando in loco a real necessidade da revitalização do espaço, a Administração Municipal viabilizou o recurso junto à União, e injetou uma parte de dinheiro a título de contrapartida para executar as melhorias.

Neste sentido a obra contemplará: Reforço e pintura de toda a estrutura metálica de cobertura; Instalação de manta asfáltica elastomérica na cobertura metálica; reforma de todo o sistema de arquibancadas com instalação de gradil; construção de espaço para mesário; implantação de acessibilidade com rampas/espaços para pessoas com necessidades especiais e banheiro; novo placar eletrônico; implantação das instalações preventivas contra incêndio; adequação de espaço para alojamentos; pintura interna; substituição de todo o sistema de iluminação interno com refletores de LED, e pintura.  

Cb image default
Divulgação

Arena Multiuso

O Ginásio de Esportes Olegário da Costa Machado, desde sua inauguração, não recebe somente eventos esportivos. O espaço sediou inúmeros acontecimentos de variados tipos, como casamento comunitário, formatura militar de dispensa de incorporação, atos religiosos, festivais de música, shows, concursos de beleza, e até serviu à Justiça Eleitoral para a detenção de praticantes de delitos em dias de eleições.

Por este motivo é considerado uma Arena Multiuso, de reconhecida utilidade para a sociedade sidrolandense.

- A Prefeitura conseguiu este recurso no momento oportuno, porque dentro em breve, diante dos diversos pontos detectados pelos técnicos que avaliaram a estrutura, correríamos o risco de uma interdição total do Ginásio, bem como termos que providenciar um volume maior de dinheiro para a sua revitalização – comentou o prefeito, Dr. Marcelo Ascoli, ao acompanhar as obras na praça poliesportiva.

Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação