Publicado em 13/05/2019 às 14:30, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Sidrolândia está realizando o Primeiro Circuito Municipal de Xadrez

Evento é promovido pela Prefeitura através da Sejel, envolve escolas de todas as redes de ensino e tem expectativa de contar com mais de 500 competidores até a etapa final

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Alunos de todas as redes de ensino podem participar do Circuito Municipal de Xadrez (Fotos: Divulgação)

Realizada no sábado (11/05) no Ginásio Olegário da Costa Machado pela Prefeitura de Sidrolândia sob a organização da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), o primeiro Circuito Municipal de Xadrez.

De acordo com o secretário Sandro Gonzales, o evento terá várias etapas ao longo do ano, onde as unidades escolares, tanto municipais, estaduais e particulares estão participando. Nessa primeira etapa aproximadamente 80 crianças.

O professor Cezar Leon, conforme Sandro, tem dado contribuição para o desenvolvimento dos jogos.

O evento vem de encontro aos anseios do prefeito Dr. Marcelo Ascoli, que solicitou da Sejel que movimente a cidade com eventos esportivos diversos, como vem ocorrendo.

As escolas que não conseguiram participar dessa primeira etapa, poderão se inscrever para as próximas, porque o resultado final virá por meio da somatória de vitórias pelo participante. A grande final está prevista para acontecer na Câmara Municipal no dia 11 de dezembro, em comemoração ao aniversário de 66 anos de emancipação de Sidrolândia, com a estimativa de alcançar o número de 500 praticantes.

Sandro entende que esta competição de xadrez entre os estudantes, pela Prefeitura, agrega de maneira positiva na programação elaborada pela Sejel. “É um evento que utiliza-se dessa ferramenta que o xadrez proporciona em melhorar o raciocínio, melhorar a concentração auxiliando na jornada escolar dessa criança para que ela tenha um desempenho, uma melhora de aprendizado”.

Os alunos que tiverem interesse em participar das próximas etapas do Circuito de Xadrez, devem procuram os seus diretores e professores de educação física para receber maiores informações.