02/10/2020 às 10:29, Atualizado em 02/10/2020 às 11:06

Prefeitura conscientiza no mês de Outubro sobre o câncer de mama e sua prevenção

Umas das principais formas de evitar o câncer é ter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo e manter o peso corporal adequado

Cb image default
Foto: Ilustração

A Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá início ao mês “Outubro Rosa”, com orientações sobre a alimentação e prevenção do câncer.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

É importante destacar que a promoção da alimentação adequada e outros hábitos saudáveis são capazes de prevenir o câncer de mama e uma série de outros tipos de câncer.

A má alimentação é um dos fatores que podem levar ao excesso de peso corporal, sendo que este por sua vez está fortemente associado ao risco de desenvolver 13 tipos de câncer: esôfago, estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino (cólon e reto), rins, mama (mulheres na pós-menopausa), ovário, endométrio, meningioma, tireoide e mieloma múltiplo e possivelmente associado aos de próstata (avançado), mama (homens) e linfoma difuso de grandes células B.

Há um certo temor, estigma e preconceito social até em mencionar a palavra câncer, por isso que devemos disseminar cada vez mais essas informações, a fim de que a população se aproprie delas e possam mudar seus hábitos.

Para mais informações consulte: https://www.inca.gov.br/alimentacao

A Secretaria de Saúde ressalta que o autoexame das mamas é fundamental e de extrema importância para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Se no autoexame a mulher observar qualquer alteração nas mamas, como dor, vermelhidão, inchaço, nódulos ou secreção mamilar, deve procurar uma Unidade de Saúde de imediato.

A Prefeitura de Sidrolândia aproveita para lembrar das dicas importantes no combate ao Covid-19.

- Lavar as mãos

- Evitar tocar olhos, boca e nariz

- Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas

- Use Álcool gel e máscaras