28/06/2022 às 13:24, Atualizado em 28/06/2022 às 13:27

Bombeiros do Amanhã participam de sessão na abertura da Semana do Bombeiro

Foto: Rafael Brites

Os alunos que fazem parte do programa Bombeiros do Amanhã participaram na manhã de hoje (28/06) da sessão, na Câmara Municipal, em homenagem a Semana do Bombeiro, onde no dia 2 de julho é comemorado o Dia Nacional do Bombeiro.

A escolha desta data é em homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, sob o comando do major João Batista de Morais Antas. Oficialmente, o dia do bombeiro brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Combater incêndios urbanos, rurais e florestais, realizar salvamento em altura, em estruturas colapsadas e espaços confinados, promover resgates aéreos, terrestres e aquáticos, além de executar atendimento pré-hospitalar, são algumas das funções desempenhadas pelos homens e mulheres que escolheram a profissão de bombeiro militar como a missão de suas vidas.

Foto: Rafael Brites

Em Sidrolândia, o Bombeiros do Amanhã foi iniciado no dia 14 de abril, e tem como objetivo geral a ação socialmente responsável da Corporação, no sentido de resgatar crianças e adolescentes da situação de vulnerabilidade social, contribuindo efetivamente para sua formação em cidadãos de bem, com princípios e valores que os capacitem a atuar de forma criativa, consciente, crítica e participativa na sociedade.

O projeto oferta ainda um conjunto de ações socioeducativas que visam conhecer as atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, tais como: noções de combate a incêndios, noções de primeiros socorros, ordem unida, hierarquia e disciplina, educação moral e cívica e prevenção a acidentes domésticos formando assim, cidadãos e multiplicadores da cultura prevencionista.