Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

29/06/2022 às 10:37, Atualizado em 29/06/2022 às 10:44

Encerrada a programação do Junho Prata, de combate à violência contra idosos

Cb image default
Divulgação

Nesta manhã foi encerrada a programação do Junho Prata, mês dedicado a conscientizar a população sobre o respeito à integridade física e psíquica da pessoa idosa. Os grupos de convivência 60+ dos CRAS Jandaia, São Bento e Cascatinha estiveram reunidos hoje no CRAS São Bento, onde foram recebidos com café da manhã, além de palestras sobre segurança, saúde e qualidade de vida.

Todas as quartas-feiras, das 8h00 às 9h30, a comunidade 60+ participa de oficinas temáticas e de artesanato, e a cada 15 dias é realizado o baile, na Associação Conviver.

Em 2020, foi sancionada a Lei denominada Junho Prata, no estado do Mato Grosso do Sul, cujo objetivo é unir e sensibilizar a população quanto a importância do respeito à integridade física e psíquica da pessoa idosa e estimular a denúncia de ações violentas contra os idosos.

Cb image default
Divulgação

Segundo a secretária de Assistência Social, Aletânia Ramires Gomes, “a Assistência Social tem papel muito importante nesse contexto, uma vez que somos responsáveis por meio de toda a nossa equipe realizar os atendimentos aos nossos idosos, e dessa forma oferecer um atendimento com dignidade, respeito e cuidado a essa população que muitas vezes é fragilizada e se encontra em situações de violência, principalmente a violência financeira, quando um familiar utiliza os recursos financeiros para benefício próprio”.

Os CRAS oferecem o grupo de convivência 60+, onde semanalmente são realizadas atividades manuais, rodas de conversas, passeios, entre outros. Vôlei adaptado, Grupo do Baile, grupo de convivência no assentamento Capão Bonito e Quebra Coco e Projeto Fortalecendo Vínculos, no Assentamento Eldorado, são alguns dos trabalhos realizados pela Prefeitura, todos direcionados a população 60+.

Amanhã (30) a equipe técnica da Assistência vai participar do 7° Seminário Estadual de Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa. O evento acontece das 8h às 12h, no auditório do CREA/MS, em Campo Grande. 

Cb image default
Divulgação