Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

19/10/2022 às 10:18, Atualizado em 19/10/2022 às 11:20

Prazo para revisão de dados das famílias do Cadastro Único é prorrogado

Cb image default
Divulgação

As famílias beneficiadas pelo Cadastro Único têm até o dia 14 de novembro para realizar a atualização dos dados. O Ministério da Cidadania resolveu prorrogar novamente o prazo, que iria até o dia 14 de outubro, para que as famílias, aquelas que fizeram o Cadastro Único entre 2016 a 2020, possam procurar o CRAS de referência para atualizar o cadastro.

Em Sidrolândia, a partir do dia 3 de novembro, os atendimentos do Cadastro Único passarão a ser feitos no Múltiplo Uso da Assistência Social, localizado na Rua Paraná, 1886, CRAS Jandaia. Com o objetivo de melhorar os atendimentos, a prefeita Vanda Camilo alterou o horário de funcionamento, passando a ser das 7h às 17h, sem intervalo para o almoço.

Segundo informou a assistente social do Cadastro Único no município, Eledir Ferreira Martins, houve aumento na demanda de atualizações e muitas pessoas beneficiadas se encontram com o benefício bloqueado devido a divergências de informações e inconsistências no sistema. “As informações declaradas no Cadastro Único estão diferentes em outros cadastros do Governo Federal, então o benefício foi bloqueado para que essas pessoas compareçam no CRAS para atualizar esse cadastro conforme a situação atual”, explicou a assistente social que informou ainda que após essa atualização haverá uma nova avaliação do Governo Federal, e caso a pessoa se encaixe nos critérios o benefício será liberado.

A secretária de Assistência Social, Aletânia Ramires Gomes, enfatiza que o bloqueio é feito pelo sistema do Governo Federal, devido as inconsistências de informações passadas pelos próprios beneficiários.

Cadastro Único

Os processos estão em andamento desde fevereiro e englobam oito milhões de famílias. A Revisão Cadastral consiste em solicitar à família a atualização dos registros do Cadastro Único, caso esteja há mais de dois anos sem nenhuma alteração.

As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) (até o dia 28 de outubro, a partir do 03/11 será no Múltiplo Uso da Assistência Social) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município.

A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.