28/07/2023 às 13:21, Atualizado em 28/07/2023 às 13:25

Prefeitura inicia distribuição gratuita de leite a 274 famílias indígenas

Governo Federal, do Estado e Municipal, contemplam famílias indígenas com peite através do PAA (Fotos: Rafael Brites)

A prefeita Vanda Camilo participou na manhã desta sexta-feira no CRAS Cascatinha, do início da distribuição gratuita semanal de 1.120 litros de leite para 274 famílias indígenas cadastradas na Secretaria de Assistência Social (SEAS) em situação de vulnerabilidade social. Ao longo de um ano, cada família receberá por semana, 5 litros de leite.

O projeto integra o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) custeado pelo Estado e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Neste ano, além de Sidrolândia, serão atendidas famílias Indígenas de Dourados e Ponta Porã, totalizando a entrega de 156.114 litros nas três cidades.

Entre os beneficiadas com o programa estão indígenas como dona Ramona Rodrigues Santos, desaldeada residente no Cascatinha que mora sozinha e passa por problemas de saúde. "Ter este leite de graça por um ano vai me ajudar bastante. Dependo do benefício que recebo do Governo para sobreviver e pago aluguel", comenta.

Receber 20 litros de leite por mês ao longo de um ano, foi motivo de comemoração para dona Débora Campos, 38 anos, moradora na Aldeia Nova Nascente. São 8 pessoas na família, três delas crianças, a caçula, sua netinha de 8 meses. Só o marido de dona Débora trabalha e a renda não chega a um salário mínimo.

Prefeita lembrou da importância social deste projeto

A prefeita Vanda Camilo lembrou que este projeto, além do aspecto social, tem um viés econômico porque vai gerar renda para 25 agricultores familiares dedicados à produção leiteira.

Ao longo de um ano o Governo do Estado vai comprar 52.038 mil litros de leite, gerando uma renda bruta de R$ 300 mil para essas famílias. Cada produtor receberá R$ 12 mil para entregar 2.081 litros ao preço de R$ 5,75 por litro. Deste valor, pagará R$ 2,50 aos laticínios pela pasteurização, garantindo um faturamento líquido de R$ 3,26, somando R$ 6.790,58 ao cabo dos 12 meses.

O início da distribuição do leite contou com a participação do secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Edno Ribas, do secretário adjunto de Assistência Social, Paulo Vítor Famea, além de Humberto Mello, secretário executivo de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais.

Lideranças indígenas enalteceram ação de governo às famílias originárias

Reforço

O programa de aquisição complementa o projeto iniciado ano passado de apoio a 50 assentados. Além da assistência técnica, a Prefeitura custeou o plantio de 25 hectares de milho e mais 25 de capim capiaçu, um hectare por sitio, para a produção de silagem, que reforçará a alimentação de pelo menos 40 cabeças de gado durante 90 dias no período de estiagem, quando a pastagem fica rala e com isto, a produtividade do gado leiteiro cai drasticamente.

Entre os produtores assistidos pelo programa de apoio da Prefeitura, estão Israel Pacheco, dono de um lote no Assentamento Che Guevara. Ele reconhece os ganhos obtidos com a assistência técnica oferecida pela Sederma, antes mesmo da colheita em agosto do milho e do capim plantados na propriedade. Com um rebanho de 30 animais (mais só 6 vacas em lactação) está conseguindo produzir 60 litros de leite por dia, melhor resultado que obteve desde que começou a se dedicar à pecuária leiteira há mais de 14 anos.

Dona Debora Borges, do Assentamento Estrela, tem uma produção diária de 105 litros de leite e espera atravessar a entressafra sem sobressaltos, porque tem assegurada a silagem para reforçar a alimentação do gado.