19/06/2020 às 15:12, Atualizado em 19/06/2020 às 15:24

Prefeitura leva mensagem de amor e música para idosos que fazem parte do programa SCFV

A ação faz parte da Campanha Junho Prata

Cb image default
Fotos: Paulo Gomes

A Prefeitura Municipal de Sidrolândia, através da Secretaria de Assistência Social, iniciou nessa semana ações ligadas a Campanha “Junho Prata”, que foi sancionada através da Lei 5.215, de 12 de junho de 2018, que institui o mês de combate a violência contra a pessoa idosa. O objetivo da lei é sensibilizar e envolver a população no combate à violência contra as pessoas com 60 anos ou mais.

Por conta da pandemia do Covid-19, a Campanha neste ano está sendo marcada com a realização de várias ações durante o mês de junho, através das mídias e dos CRAS do município, com o intuito de evitar aglomeração de pessoas e a proliferação da pandemia.

Durante o mês, os CRAS São Bento, Jandaia e Cascatinha está distribuindo kits para os idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o kit está sendo entregue nas residência e contém material informativo, álcool em gel e máscara. No total serão 110 idosos atendidos.

Cb image default
Divulgação

O Serviço de Convivência acontecia uma vez por semana nos CRAS, porém devido a pandemia, as atividades que são realizadas em grupo foram suspensas e a equipe da Assistência Social, tiveram que repensar nas ações que seriam realizadas. A solução encontrada foi levar música, mensagem de amor e manifestar um momento de carinho e empatia com os idosos.

Com muita emoção e alegria, as equipes estão indo nas residências dos idosos que participam do programa, realizando a entrega dos kits, respeitando todos os cuidados com o distanciamento e uso de máscaras. A ação tem demonstrado sentimento de saudade e reforçando o quanto eles são importantes.

Os objetivos da campanha é conscientizar a sociedade civil sobre a importância de minimizar a violência contra a pessoa idosa, conhecer e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos; Sensibilizar a rede de apoio e a sociedade civil quanto à importância do enfrentamento de qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa; Divulgar as formas e canais de denúncias contra a violência à pessoa idosa, bem como, os canais de acesso e serviços disponíveis na rede que favorecem a convivência em espaços sociais e a melhoria da qualidade de vida da pessoa com 60 anos ou mais.

Cb image default
Divulgação

Os canais de denúncias disponíveis para comunicar alguma situação de violência aos idosos é através disque 100, Ministério Público e Conselho Municipal dos Direitos a pessoas idosas. 

A Prefeitura de Sidrolândia aproveita para lembrar das dicas importantes no combate ao Covid-19.

- Lavar as mãos

- Evitar tocar olhos, boca e nariz

- Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas

- Use Álcool gel e máscaras