12/09/2023 às 09:54, Atualizado em 12/09/2023 às 11:46

Através de parceria, Programa Mulher Segura da PM é instituído em Sidrolândia

Policiais Militares realizaram palestras pelo Promuse em Sidrolândia (Fotos: Divulgação)

A Prefeitura de Sidrolândia, por intermédio da Diretoria de Políticas Públicas para a Mulher, estabeleceu parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, instituindo no município o Promuse (Programa Mulher Segura). Trata-se de mais um instrumento de apoio às mulheres em situação de violência.

Na semana passada, policiais que atuam no programa estiveram em Sidrolândia, onde proferiram palestras em escolas e reuniram-se com a rede municipal de enfrentamento, na Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com as repartições municipais e instituições que atuam na rede em Sidrolândia, a 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) reforçará as estratégias de atendimento a partir deste novo instrumento, que a PMMS levou também a outras cidades.

- Viemos a Sidrolândia participar de um evento de nível nacional que é a 'Operação Shamar' do Governo Federal, de combate à violência contra as mulheres. Aqui fomos recebidos pela Diretoria da Mulher, através da Fabiani (secretária especial) e Lucilene (coordenadora) e realizamos várias palestras aqui no município, onde vários alunos participaram. E o Programa Mulher Segura da Polícia Militar tem como eixo principal a fiscalização das medidas protetivas e a questão primária que são as orientações – disse a sargento PM Gisele, que esteve em Sidrolândia com seus colegas de corporação e de patente, Aline e Denner.

Equipe do Promuse esteve na Prefeitura, onde foram recepcionados pelo chefe de Gabinete, Waldemar Acosta (Foto: Bruna Loschi)

Em Sidrolândia, informou a sargento Aline, haverá uma policial militar lotada na 8ª CIPM para coordenar as ações do Promuse no município.

- Aqui em Sidrolândia o Programa Mulher Segura está sendo instituído através da cabo Ingrid que vai realizar essa proposta do Promuse aqui, juntamente com a rede de proteção, Poder Judiciário, Ministério Público, porque o Promuse atuará na fiscalização das medidas protetivas juntamente com as palestras, mas juntamente com isso teremos o contato com a mulher para verificar se o autor está cumprindo o que determina a medida protetiva, para a tomada de providências – informou Aline.

O Promuse

Programa Mulher Segura é um programa da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, instituído por meio da Portaria PMMS nº 032/2018, que faz monitoramento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Policiais Militares devidamente capacitados realizam policiamento orientado com objetivo de promover o enfrentamento à violência doméstica contra mulheres, por meio de ações de prevenção, visitas técnicas, conversas com vítimas, familiares e até mesmo com os agressores, fazendo os encaminhamentos pertinentes aos órgãos da rede municipal de atendimento à mulher em situação de violência.

O Promuse possui três eixos orientadores:

Ações e campanhas no âmbito da prevenção primária, em especial, ações educativas voltadas para prevenção à violência doméstica e familiar;

Ações de prevenção secundária, com foco nas famílias em contexto de violência doméstica e familiar, por meio de policiamento ostensivo, fiscalizações das medidas protetivas e visitas solidárias;

Articulação com os órgãos que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, bem como com entidades não-governamentais e sociedade civil.