16/08/2023 às 08:46, Atualizado em 16/08/2023 às 09:11

Violência contra a mulher será tema de evento aberto ao público no dia 29

Judiciário e parceiros organizam evento do dia 29 (Fotos: Gledson Rocha)

O Poder Judiciário, através da Vara Criminal do Fórum da Comarca de Sidrolândia, em parceria com a Prefeitura, Diretoria de Políticas Públicas para a Mulher e a Rede de Proteção à Mulher de Sidrolândia, realizará no dia 29 de agosto, às 8h, na sede do Lions Club, o evento “Ação Lilás”.

Reunião realizada na semana passada, por iniciativa do juiz de Direito Ricardo Adelino Suaid, titular da Vara Criminal, contou com a participação de representantes das instituições integrantes da Rede de Proteção, onde detalhes do evento foram tratados.

Conforme o magistrado, idealizador da ação, o objetivo é promover o ciclo de debates a respeito da conscientização, prevenção e combate de todas as formas de violência contra a mulher.

A secretária especial, Fabiani Mayr, gestora da Diretoria da Mulher, participou da reunião, e disse que a Prefeitura de Sidrolândia dará apoio ao evento, inserindo-o na programação da Campanha “Agosto Lilás”, que está ocorrendo no município.

Ação Lilás espera um grande público para debater a violência contra a mulher

Judiciário e instituições parceiras destacam que será um evento aberto ao público, com o apoio de todos os segmentos da sociedade. Também estão envolvidos, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social.

A proposta do Dr. Ricardo com a realização do “Ação Lilás”, é através dos debates e atividades voltadas ao tema, orientar a população e divulgar medidas que podem ser adotadas nos casos de mulheres em situação de violência, tanto no âmbito judicial ou administrativo.

“A ideia é informar a comunidade feminina acerca dos meios de prevenção aos atos de violência doméstica, esclarecer à comunidade quais os tipos existentes de violência doméstica, como diagnosticar se uma pessoa está sendo vítima ou não de violência doméstica, quais os órgãos e instituições a quem a vítima pode pedir socorro e proteção, quais os meios disponíveis de acesso, quais os tratamentos médico, psicológico existem para a superação desses traumas, enfim, tudo o que envolve atos de violência doméstica, será abordado neste ciclo de palestras, então tenho certeza que será um evento muito produtivo e proveitoso”, destacou o juiz.