Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade
Mapa do Site

07/11/2025 às 10:39, Atualizado em 07/11/2025 às 11:44

Reunião entre Prefeitura e Energisa define medidas para garantir qualidade no fornecimento de energia em Sidrolândia

Cb image default
Comunicação da Prefeitura de Sidrolândia

Diante das reiteradas falhas no fornecimento de energia elétrica registradas em Sidrolândia, a Prefeitura, por meio Finanças, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, e Defesa Civil, realizou no dia 6 de novembro uma reunião com representantes da Energisa Mato Grosso do Sul.

O encontro teve como objetivo buscar soluções imediatas para os problemas que vêm impactando diretamente o comércio, a indústria, os serviços públicos e a população em geral.

Durante a reunião, a Prefeitura apresentou um ofício oficial à direção da Energisa, manifestando profunda preocupação com a reincidência e a prolongada duração das interrupções no fornecimento de energia em várias regiões do município.

O documento destaca que as falhas têm causado prejuízos significativos ao comércio, à indústria, à segurança pública e aos serviços essenciais, além de transtornos à população.

Demandas apresentadas pela Prefeitura

A realização de uma inspeção técnica aprofundada na rede de distribuição de energia que atende Sidrolândia;

A apresentação de um plano de ação e cronograma para manutenção preventiva e corretiva da rede elétrica, visando estabilidade e confiabilidade no serviço;

O reforço das equipes de atendimento e manutenção, para reduzir o tempo de restabelecimento da energia em casos de interrupção;

E melhorias no atendimento local da concessionária, com foco em orientação e agilidade na resposta às demandas da população.

O município também requisitou que a Energisa apresente uma resposta formal com o plano e cronograma de execução no prazo de 48 horas após o recebimento do documento.

Ações conjuntas e encaminhamentos

Durante a reunião, também foram discutidos pontos técnicos e medidas práticas para aprimorar o serviço. Entre os encaminhamentos, destacam-se:

Definição das responsabilidades técnicas, sendo da Energisa os postes, cruzetas, transformadores e fiações, e do município as podas e manejo das árvores;

Mapeamento dos transformadores em conjunto com a Defesa Civil, priorizando locais estratégicos como unidades de saúde, escolas e órgãos públicos;

Criação de um canal direto de comunicação entre a Defesa Civil e a Energisa, para resposta mais rápida a emergências;

Estudo da viabilidade de criação de um formulário online da Prefeitura, nos moldes do Orçamento Participativo, para que a comunidade possa registrar demandas e ocorrências relacionadas à energia elétrica;

Solicitação de melhor atendimento e orientação por parte do escritório local da Energisa aos consumidores.

A reunião contou com a presença da secretária de Finanças, Edilene Rodrigues, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Junior Felini, Defesa Civil, Arlei Campos, do chefe de gabinete Sérgio Cardoso, dos vereadores Márcio Kabeça, Carol Terra, Shirley Basso, Eliane Souza e Juscinei Claro, e do analista comercial da Energisa, Availdo Taveira.

Compromisso com o cidadão

O município seguirá acompanhando o cumprimento das medidas solicitadas e atuará junto à Energisa para garantir um serviço estável, eficiente e com respeito à comunidade sidrolandense.