31/08/2022 às 09:20, Atualizado em 31/08/2022 às 09:23

Município terá R$ 171,8 mil para concluir rede de água no Terra Solidária

Foto: Rafael Brites

Após longa espera e expectativa por parte dos moradores, a rede de abastecimento de água que atenderá 50 famílias no Assentamento Terra Solidária, deve, enfim, ser finalizada.

A Prefeitura de Sidrolândia receberá da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), R$ 171,8 mil para o término da obra. O comunicado foi feito à prefeita Vanda Camilo pelo senador Nelsinho Trad, após o parlamentar ter se reunido com a chefia do órgão em Brasília.

Praticamente 90% da obra está pronta. Já estavam prontos, a linha de adução, 7.452 metros da rede de distribuição, um reservatório com capacidade para 30 mil litros e o tratamento de água.

Os recursos para a implantação da rede de água no Terra Solidária estão disponíveis desde 2017, assegurados por emenda parlamentar inseridos no orçamento de 2015.

Foram feitos dois projetos até que fosse aprovado um terceiro. O primeiro foi descartado porque exigia a contratação de um geólogo, o que encarecia a valor da contrapartida. Foi feito um estudo no local e se constatou que era possível implantar a rede fora da faixa onde o subsolo é rochoso.

Há 12 anos a Funasa furou poço com 200 metros de profundidade, que registra vazão média de 60 mil litros de água por hora com a bomba instalada a 40 metros. Sem a rede, muitas famílias perfuraram poços e outras recorrem ao córrego que atravessa a propriedade.

A implantação da rede de água foi retomada em fevereiro de 2021 e só não foi concluída porque esta última parcela dos recursos do convênio com a Funasa foi contingenciada. O recurso proveniente da emenda parlamentar no orçamento da União de 2015 e empenhada em 2017.