26/11/2021 às 06:53, Atualizado em 26/11/2021 às 09:00

Prefeitura auxilia na coleta de 203 kg de lixo reciclável no Geraldo Garcia

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDERMA), têm auxiliado, desde o início do ano, a coleta de lixo reciclável e lixo eletrônico nas áreas rurais e urbana do município. Essa semana foram coletados 203 kg de materiais recicláveis no assentamento Geraldo Garcia.

Essa foi a primeira coleta realizada no assentamento, que contou com o apoio de 27 moradores. Foram recolhidos 130 kg de ferro, 18 kg de papel, 15 kg de plástico, 15 kg de sacola plástica, 15 kg de garra pet e 10 kg de latinha. A Prefeitura disponibilizou as embalagens e o caminhão para transportar os materiais até o centro de reciclagem.

Quem idealizou a coleta foi a administradora, Iara Maria Karloh, que trabalha em Campo Grande, mas aos fins de semana reside no assentamento. Ela conta que a ideia surgiu após ver as famílias do assentamento tendo muito lixo jogado pelo quintal e sem ter o descarte correto. “Já faço a coleta aqui na minha casa em Campo Grande e sei que traz muitos benefícios, inclusive para os centros de separação dando emprego para várias pessoas”, comenta.

Iara contou com a ajuda de outra moradora, Rosângela Cristina. Juntas, elas conversaram com os moradores e cadastraram o maior número de pessoas que conseguiram. “É muito importante quando temos uma ideia simples, mas que pode fazer a diferença na vida de muitas famílias do sítio e ter esse suporte da Prefeitura”, relata Iara.

A moradora Rosângela foi quem interveio para pedir o apoio da Prefeitura. “Entrei em contato com Antônio Galdino, secretário de desenvolvimento rural, e pedi pra ele um apoio, ele prontamente se propôs a ajudar, aí então começamos o projeto juntamente com o apoio da SEDERMA”, informou.

Conforme o secretário, Antônio Galdino, essa parceria entre a Prefeitura e os assentados do Geraldo Garcia na coleta de lixo reciclável continuará sendo realizada. O secretário ainda enfatizou que a Secretaria está aberta para parcerias na realização de coleta de lixo.