Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

25/08/2023 às 10:40, Atualizado em 25/08/2023 às 10:48

Prefeitura e empresários formatam minuta da Lei de Resíduos Sólidos

Cb image default
Segmentos da indústria, comércio e serviços participaram da reunião (Fotos: Jeffersom Lobo)

Realizada na manhã da quinta-feira (24/08) no Sindicato Rural, uma reunião organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sederma) e a classe de empresários e comerciantes do município, para tratar da elaboração da minuta da Lei Municipal de Resíduos Sólidos.

Compareceram os representantes da Câmara Municipal, educadores da Rede Municipal de Ensino, e dos segmentos de vários setores comerciais da cidade, supermercados, restaurantes, distribuidores de combustíveis, auto peças, do setor de resíduos, aterro sanitário, compostagem, e catadores de resíduos recicláveis.

A prefeita Vanda Camilo em reuniões com o secretário titular da Sederma, Edno Ribas, e dos técnicos do setor ambiental da Pasta, sempre manifestou a atenção da Administração Municipal para com o tema, e solicitou a dedicação do setor para a discussão da legislação com os segmentos da sociedade.

Cb image default
Bióloga Leiva, da Sederma, conduziu a explanação dos trabalhos

Durante a reunião no Sindicato Rural, foram discutidos diversos temas relacionados à proposta, como a aprimoramento da coleta de resíduos, a adaptação aos critérios de classificação de grandes geradores, as obrigações de cada ente no processo de coleta e destinação adequada dos resíduos produzidos no município.

De acordo com a bióloga Leiva Além, do setor ambiental da Sederma, a minuta, contendo os principais temas discutidos, será enviada à Procuradoria Jurídica da prefeitura para averiguação das conformidades legais.

A partir daí, a gestão municipal elaborará um projeto de lei que será avaliado pela Câmara Municipal para a aprovação, e posterior sanção da Lei Municipal de Resíduos Sólidos.

Cb image default
Divulgação