09/10/2023 às 09:53, Atualizado em 09/10/2023 às 12:12

Projeto Silagem II atenderá mais 50 produtores de leite de assentamentos em Sidrolândia

Inseridos na segunda etapa, produtores de leite da região participaram do ato de lançamento (Foto: Divulgação)

Realizado na sexta-feira (06/10), no assentamento Eldorado, a apresentação da segunda etapa do projeto Silagem II, que tem por finalidade dar apoio à cadeia produtiva do leite nos assentamentos de Sidrolândia.

Como aconteceu na primeira etapa, mais 50 pequenos produtores do Eldorado II, Alambari/Fetagri, Jiboia, Capão Bonito I, Capão Bonito III, São Pedro e Geraldo Garcia estão contemplados com a ação.

O projeto, executado pela Prefeitura por meio da Sederma (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente) em parceria com a Aprolac (Associação dos Produtores de Lácteos do Assentamento Eldorado e Região), foi idealizado pelo geógrafo Geovane Santos (servidor da Sederma e morador da região) e escrito pela profissional da área, zootecnista Carlinda Rezende.

O Governo do Estado também tem importante parceria na ação, através da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), pela Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais, e pela Agraer.

Neste ano, foi firmado um convênio entre Prefeitura e Aprolac, assinado pela prefeita Vanda Camilo e pelo presidente da entidade, Pedro Gidalti, onde o município realizou um repasse de R$ 145 mil. A associação, por sua vez, entidade responsável pelo desenvolvimento do projeto, selecionou os produtores e realizou a compra do calcário, adubo e sementes. O calcário dos produtores atendidos com esta nova fase, já está distribuído nos pontos fixos para serem redistribuídos nos lotes.

Assim como na primeira etapa, os produtores receberam 2 sacos de adubo, 10 quilos de sementes de milho e 2 toneladas de calcário. A Prefeitura de Sidrolândia auxilia no preparo do solo (1 hectare) e no processo da silagem no período do plantio. O projeto também inclui famílias da bacia leiteira que não sejam associadas da Aprolac.

Estas ações trarão benefícios ao gado leiteiro no próximo ano, devendo aumentar a capacidade produtiva porque terá alimentação reforçada no período de estiagem, época em que é comum a baixa produtividade.

O secretário titular da Sederma, Edno Ribas, e o secretário executivo da Agricultura Familiar do Estado, Humberto de Melo Pereira, participaram do ato de lançamento, junto com gestores e técnicos dos órgãos comprometidos com o projeto, lideranças comunitárias como o presidente da Aprolac, Pedro Gidalti e as famílias envolvidas.