21/01/2021 às 08:08, Atualizado em 27/01/2021 às 11:23

Acompanhe o calendário para matrículas na Rede Municipal de Ensino em Sidrolândia

Cronograma de atendimento evita a formação das filas, e garante tranquilidade aos pais ou responsáveis para a efetivação da matrícula

Sistema adotado garante segurança e tranquilidade para efetivação das matrículas (Fotos: Paulo Gomes)

Está aberto o período de matrículas para as Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) em Sidrolândia.

A prefeita interina Vanda Camilo, acompanhada da secretária Municipal de Educação, Maristela Santos Ferreira Stefanello, anunciou o cronograma escalonado para evitar filas e permanência de pessoas durante a madrugada.

A primeira semana será destinada às rematrículas, ou seja, para alunos que irão permanecer na unidade escolar que frequentaram durante 2020. Na segunda semana ocorrerão as matrículas (alunos novos).

A secretária deu esclarecimentos adicionais a respeito das matrículas, no que diz respeito a uma família com dois ou mais alunos que frequentarão a mesma escola. Quanto aos alunos estrangeiros, Maristela também deu recomendações.

Pais recebem orientação sobre o funcionamento do Ano Letivo.

- Se os pais ou responsáveis possuírem mais de um estudante matriculado na mesma escola em anos/séries diferentes, poderá efetuar a matrícula de ambos na mesma data, para evitar deslocamentos desnecessários e aglomerações. E no caso do aluno estrangeiro, não precisa da documentação traduzida para efetuar a matrícula, podendo ser matriculado com os documentos de origem, já que há uma legislação que permite esta matrícula – explicou a secretária.

Outra informação importante, para orientação à população, é que no ato da matrícula, os pais ou responsáveis poderão optar pelo ensino híbrido (presencial e remoto) ou pelo ensino 100% remoto. Neste caso, se houver dúvida em relação à modalidade híbrida, criada por causa da pandemia, os servidores das unidades escolares estarão à disposição para esclarecimentos.

Todos devem ficar atentos ao cronograma para a confirmação das matrículas.

Aferição da temperatura na entrada das unidades escolares.

Educação Infantil

É importante que os pais ou responsáveis entendam as faixas etárias por sala em um Cmei. A referência é a idade completada até o dia 31/03.

O Berçário I é para crianças a partir dos 4 meses de idade, Berçário II para crianças a partir de 1 ano, Maternal I acima dos 2 anos, Maternal II é destinado a menores acima dos 3 anos. Frequentam a Pré-Escola I as crianças a partir dos 4 anos, e concluindo o ciclo, Pré-Escola II para maiores de 5 anos de idade.

Importante: A Seme informa que, devido às normas de biossegurança impostas em virtude da Covid-19, do Berçário ao Maternal, as aulas serão 100% remotas.

Rematrículas

19/01 (terça-feira) – Berçário II;

20/01 (quarta-feira) – Maternal I e II;

21/01 (quinta-feira) – Pré-Escola I;

22/01 (sexta-feira) – Pré-Escola II

Matrículas para alunos novos

25/01 (segunda-feira) – Berçário I e II;

26/01 (terça-feira) – Maternal I e II;

27/01 (quarta-feira) – Pré-Escola I;

28/01 (quinta-feira) – Pré-Escola II

Ensino Fundamental

Definidas também as datas e documentos necessários para as matrículas do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

Documentos necessários para a rematrícula (alunos da escola)

Comprovante de residência atualizado;

Carteira de Vacina atualizada ou declaração da unidade de saúde em que é atendido, informando a situação das vacinas. (se não possuir, no ato da matrícula, pode levar até a data do início das aulas, em 1° de março).

Documentos necessários para a matrícula de novos alunos novos

- Certidão de nascimento;

- CPF do aluno (se não possuir, no ato da matrícula, pode levar até a data do início das aulas, em 1° de março);

- CPF dos pais ou responsáveis ou de quem tiver a guarda da criança;

- Carteira de Vacina atualizada ou declaração da unidade de saúde em que é atendido, informando a situação das vacinas (se não possuir, no ato da matrícula, pode levar até a data do início das aulas, em 1° de março);

- Tipagem sanguínea (se não possuir, no ato da matrícula, pode levar até a data do início das aulas, em 1° de março);

- Cartão do SUS (se não possuir, no ato da matrícula, pode levar até a data do início das aulas, em 1° de março);

- Comprovante de residência atualizado;

- Declaração de transferência da escola de origem (Não pode estar vencida) ou transferência da escola de origem.

Rematrícula Ensino Fundamental

19/01 (terça-feira) – 2º e 3º Ano;

20/01 (quarta-feira) – 4º e 5º Ano;

21/01 (quinta-feira) – 6º e 7º Ano;

22/01 (sexta-feira) – 8º e 9º Ano

Matrícula Ensino Fundamental

25/01 (segunda-feira) – 1º Ano;

26/01 (terça-feira) – 2º e 3º Ano;

27/01 (quarta-feira) – 4º e 5º Ano;

28/01 (quinta-feira) – 6º e 7º Ano;

29/01 (sexta-feira) – 8º e 9º Ano

EJA

Os interessados devem ficar atentos para não se confundirem com o calendário de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujas aulas serão ministradas na Escola Municipal “Pedro Aleixo”. O horário para a efetivação das matrículas será das 18h às 20h.

Matrículas para alunos da Escola

19/01 (terça-feira) – 1ª Fase (alfabetização);

20/01 (quarta-feira) – 2ª Fase (4° e 5° ano);

21/01 (quinta-feira) – 3ª Fase (6° e 7° ano);

22/01 (sexta-feira) – 4ª Fase (8° e 9° ano)

Matrículas para novos alunos

25/01 (segunda-feira) até 27/01 (quarta-feira) – Para todas as Fases.