06/05/2021 às 10:05, Atualizado em 06/05/2021 às 11:12

Educação capacita assistentes de sala de alunos com necessidades educacionais especiais

Finalidade foi preparar servidores da área, quando ocorrer o retorno das aulas presenciais

Foto: Gledson Rocha.

A Secretaria Municipal de Educação de Sidrolândia está preparando os assistentes de sala de alunos com necessidades educacionais especiais realizando capacitações para, quando as aulas presenciais voltarem, estarem preparados.

A primeira capacitação ocorreu na tarde desta quarta-feira (5), com o psicólogo Wenderson Galdino e neuropsicopedagoga Antoninha Oliveira da Silva, responsáveis pela equipe multidisciplinar, localizada na rua Evaristo Roberto Ferreira, ao lado da Unidade de Saúde São Bento.

Psicólogo Wenderson, secretária Maristela e a neuropsicopedagoga Antoninha. Foto: Gledson Rocha.

Conforme o psicólogo Wenderson, a intenção da capacitação é instruir os assistentes de salas sobre os seus papeis na educação. “Nós preparamos um conteúdo para orientar os assistentes de salas sobre como devem atuar e os desafios que irão encontrar pelo caminho”.

De acordo com a Deliberação do CEE/MS (Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul) nº 7828 de 30 de maio de 2005, Lei 12.319 de 1 de setembro de 2010, os alunos que possuem com alguma necessidade educacionais especiais é assegurado o apoio pedagógico.

Foto: Gledson Rocha.

A secretária da Educação, Maristela Stefanello, esteve presente na capacitação, ela enfatizou a importância da dedicação dos assistentes em prestar um serviço de excelência e respeito. “A idade cronológica é diferente da idade mental, isto não significa que deve ser infantilizado, mas respeitado. É importante que o assistente seja gentil e paciente com o aluno. Não quero em momento nenhum que o assistente de sala de aluno seja Educação dá capacitação para assistentes de salas de alunos com necessidades educacionais especiais utilizado para outra função, apenas para auxiliar o aluno especial realizar as atividades, porque eles não conseguem fazer sozinho e não tem um tempo, é no tempo deles e deve ser respeitado”, enfatizou.

Foto: Suélen Duarte.

Participaram da capacitação 23 assistentes de salas.