28/07/2021 às 11:04, Atualizado em 28/07/2021 às 11:46

Educação reúne diretores e coordenadores para esclarecer últimos detalhes para volta às aulas

A reunião aconteceu na sede da Seme, localizada na rua Prefeito Jaime Ferreira Barbosa, 333

Reunião com todos os diretores, coordenadores e secretários da Rede Municipal de Ensino. (Foto: Suélen Duarte)

Os diretores, coordenadores e secretários da Rede Municipal de Ensino de Sidrolândia estiveram reunidos, nesta terça-feira (28), na Secretaria Municipal de Educação (SEME), localizada na rua Prefeito Jaime Ferreira Barbosa, 333, centro, para esclarecer os últimos detalhes antes da volta às aulas que serão retomadas na próxima segunda-feira (2/08), com o sistema híbrido e remoto.

No dia 2 de agosto, as aulas voltarão para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e uma semana depois, dia 9, será a vez dos estudantes do 1º ao 5º e da Educação Infantil, Pré I e II dos Centros Municipais de Educação Infantil.

De acordo com a secretária de Educação, Maristela Stefanello, os alunos de cada sala já foram escalonados. “A turma foi dividida e a escola entrou em contato com os pais para informar em qual semana o aluno deverá comparecer”.

A turma 1 terá aulas presenciais nas 1ª e 3ª semanas, enquanto a turma 2, nas 2ª e 4ª semanas do mês. Desta forma, diariamente, só metade da capacidade de lotação das salas será ocupada, garantindo o distanciamento de 1,5 metro entre as carteiras.

Os alunos da educação infantil iniciarão na segunda semana do mês de agosto e acompanharão o escalonamento, ou seja, a primeira semana de aula deles será para a turma 2.

Na reunião, a secretária relembrou as normas de biossegurança, que deverão serem cumpridas, e assegurou que tudo que os diretores e coordenadores precisarem para manter a segurança de todos no âmbito escolar será fornecido. “Todas as escolas já receberam o kit de biossegurança, estamos dando todo suporte para que todos fiquem seguros, planejamos e estamos estruturados para este retorno”, afirmou.

Foram investidos R$ 365.448,00 na aquisição de 700 unidades de protetor facial, 120 unidades de totem, 5.000 litros de álcool em gel, 224 litros de álcool líquido e 30.000 máscaras de tecido antiviral. Todas as escolas e Cmei’s receberam termômetros e totem para álcool em gel, além dos frascos de álcool em gel e líquido. Cada aluno receberá três máscaras.

Na avaliação da secretária, a reunião foi crucial para que todas as questões fossem esclarecidas. “Os diretores e coordenadores das escolas e Cmei’s estão aptos para esclarecer as dúvidas que os pais possam ter e repassarão para os demais colaboradores".

Coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Elza Alves Leme, Valéria Vanessa Batista Pinheiro. (Foto: Suélen Duarte)

Os pais que optarem pelo ensino remoto receberão as atividades dos filhos e ficarão responsáveis pela execução delas. Haverá reforço escolar no contraturno para os alunos da área urbana e indígena do 1º e 5º ano do ensino fundamental. Nas escolas da área rural, o reforço acontecerá no mesmo turno que o aluno estuda.

Para o diretor da Escola Municipal Porfiria Lopes do Nascimento, Jorge Vicente de Souza Ferreira, a reunião foi muito produtiva. “As orientações que a secretária nos passou, foram muito importantes. A reunião foi muito produtiva, tiramos nossas dúvidas de como proceder com o aluno, pais, neste novo processo educacional que vamos enfrentar, e nós levaremos as orientações que nos foram repassadas”, afirmou.

Conforme a coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Elza Alves Leme, Valéria Vanessa Batista Pinheiro, um dos desafios que as escolas e Cmei’s terão que enfrentar é, justamente, o acolhimento das crianças sem o contato físico. “É um desafio enorme, os professores estão cientes, é uma nova realidade que temos que nos adequar, essa recepção é o primeiro desafio que vamos enfrentar, principalmente, na educação infantil, portanto, estamos nos preparando, elaboramos dinâmicas de conscientização para os alunos, preparamos músicas, vídeos, cartazes, fizemos um mural lindo”, afirmou.