11/02/2021 às 14:16, Atualizado em 11/02/2021 às 16:23

Escola Municipal Valério Carlos da Costa completa 40 anos de fundação

Por causa do protocolo de biossegurança devido à pandemia, ato foi restrito para evitar aglomerações, mas a Prefeitura de Sidrolândia marcou o aniversário da instituição de ensino

Foto: Rafael Brites

No dia 09 de fevereiro de 1.981, era inaugurada no município de Sidrolândia, a Escola Municipal Valério Carlos da Costa. Na manhã desta quinta-feira (11/02), uma das mais tradicionais instituições de ensino celebrou os 40 anos de fundação, que leva o nome de uma influente personalidade que contribuiu com a história do município, além de ter sido vice-prefeito.

De acordo com a diretora Íria Ramires Gomes, a data estava programada para ser comemorada entre alunos, professores e a comunidade, mas devido a pandemia, o ato foi restrito para evitar aglomerações.

A direção e profissionais da unidade escolar recepcionaram a prefeita Vanda Camilo e a secretária Municipal de Educação Maristela Ferreira Stefanello, além das demais autoridades, secretária Elaine Brito (Segov), vereadores Sandro Luiz Gonzales (presidente da Câmara Municipal) e Joana Michalski.

Homenagens

A diretora Íria Ramires Gomes e equipe administrativa da Escola, prepararam certificados para homenageados no ato ocorrido no período da manhã. Entre eles, ex-diretores, o ex-aluno Guilherme Grance (que representou todos os estudantes que passarem pela unidade de ensino), além da família de Valério Carlos da Costa representada pela filha, neta e bisneta.

Histórico da Escola

A Escola Municipal Valério Carlos da Costa, foi criada em 09 de Fevereiro de 1981, localizada na Rua Santa Catarina, nº 1.830 no Bairro Jandaia.

Em homenagem ao cidadão político da região Sr. Valério Carlos da Costa, que foi candidato a prefeito, vice-prefeito eleito, vereador e presidente da Câmara Municipal de Sidrolândia, colaborou e foi um dos fundadores do Hospital Geral de Sidrolândia, do qual recebeu o título de sócio fundador. Contribuiu com o desenvolvimento da educação através da doação do terreno, onde foi construída a Escola. Pelo seu magnífico trabalho nos diversos setores da vida, como pecuarista e homem público, a Prefeitura Municipal de Sidrolândia, em reconhecimento, conferiu o seu nome a uma Escola Municipal.

A Escola é mantida pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia, foi criada por meio do Decreto nº24/81 como “Escola Municipal de 1º Grau Valério Carlos da Costa” e pelo Decreto Municipal nº 120//98 recebeu a atual denominação. Foi autorizado seu funcionamento de 1º à 4º série pela Deliberação CEE nº 1589 de 11/06/87, e o Ensino Fundamental foi reconhecido pela Deliberação da CEE nº 5953 de 17/11/2000.

Acolhendo alunos oriundos da Zona Urbana e adjacências, hoje pautado nos princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, oferece o Ensino Fundamental desde o 1º Ano até o 9º Ano.

Além das atividades normais em sala de aula, a escola conta com uma sala de informática com 12 computadores em funcionamento, com ajuda dos professores, complementado as atividades em sala de aula. São desenvolvidos também os projetos para os alunos, dentre eles: fanfarra, futsal, voleibol, o cuidado com a conservação da escola, escola sustentável, educação do trânsito, datas comemorativas e arte na escola.